Ex-funcionário vaza informações da Atlas Quantum

Mais de 500 mil e-mails de usuários teriam sido expostos

Os problemas envolvendo a Atlas Quantum parecem não ter fim. Em 19 de novembro, o site CriptoFácil noticiou que um ex-funcionário da empresa teria vazado informações da plataforma de investimentos em um arquivo disponível no site Pastebin. O link, já retirado do ar, mostrava transações da Atlas entre os anos de 2016 e 2018, bem como dados de alguns usuários e informações pessoais de funcionários.

Ao todo, foram encontrados dois vazamentos. O primeiro, atribuído ao ex-administrador de banco de dados da Atlas Quantum, trazia nome completo, RG, CPF e telefones de várias pessoas que trabalhavam na plataforma de investimentos. O segundo, sem ligação aparente com o ex-funcionário da empresa, tornou públicos os endereços de e-mail de 531.139 usuários.

A assessoria de imprensa da Atlas Quantum enviou uma nota para a equipe do CriptoFácil.

“O Atlas Quantum está investigando internamente o eventual vazamento de dados da sua plataforma e comunicará, assim que confirmado, o episódio às autoridades competentes. A empresa adotará todas as medidas necessárias para proteger a privacidade de seus clientes e colaboradores”, diz o texto.

Até a publicação deste post, a informação mais recente no perfil oficial da Atlas Quantum no Facebook não fazia menção ao conteúdo vazado pelo ex-funcionário. A empresa avisava que faria uma parada programada na plataforma, entre 13h30 e 14h30 do dia 19 de novembro.

Para quem é cliente da Atlas Quantum, o ideal é trocar a senha de todas as contas com o mesmo e-mail cadastrado na plataforma. Também é importante usar 2FA – segundo fator de autenticação – sempre que o recurso estiver disponível.

Outro cuidado a ser tomado é ficar de olho em tentativas de Phishing que podem chegar por e-mail. Redobre a atenção antes de abrir mensagens que aparentem ser de empresas do meio cripto.

*Imagem de Jan Alexander por Pixabay

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com