DAO de futebol está sendo criada por ex-jogadores do Manchester United

manchester01 interna
Gary Neville, do Manchester United, quer criar uma DAO esportiva. Imagem: Reprodução

Membros da década de 1990 juntaram-se para trazer força e vigor à iniciativa; não se sabe ao certo o que será incluído no projeto.

Paixão nacional

Segundo o portal Bloomberg, Ryan Giggs, Gary Neville e Paul Scholes, membros da famosa “Classe de 1992”, estão criando uma Organização Descentralizada Autônoma (DAO) para gerar conteúdos relacionados ao futebol.

Neville disse possuir acesso a projetos esportivos exclusivos e, por conta disso, pretende trabalhar diretamente com os fãs do clube para “agregar valor juntos”.

Entretanto, o projeto CO92 DAO, em desenvolvimento pelos atletas, ainda não deixou claro sobre o que será feito; porém, há menções sobre apoiar clubes com alto potencial de crescimento, bem como tecnologias relacionadas ao futebol e investimentos dentro do nicho.

O que é DAO?

DAO é um modelo empresarial sem uma sede específica e é construído por meio de contratos inteligentes (smart contracts), responsáveis pela automatização de grande parte dos processos internos.

Todas as decisões relacionadas ao futuro de uma DAO são tomadas pelos utilizadores de seu token nativo. Quanto mais tokens um usuário possuir, maior será seu poder de fala dentro da organização descentralizada.

Expectativa

Tudo, até o momento, continua muito incerto. Os atletas deverão trazer novas informações a respeito do teor do projeto ao longo dos próximos meses, segundo o portal.

A CO92 DAO pretende tornar o acesso dos investidores ao mercado esportivo profissional mais acessível. De acordo com o formato atual, apenas grandes players são capazes de financiar projetos esportivos de peso.

Para tanto, o projeto pretende lançar uma Oferta Monetária Inicial (ICO), por meio da qual investidores podem comprar tokens para ajudar a plataforma. Não haverá um limite mínimo de tokens.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.