O dinheiro ainda é rei? Examinando o dinheiro físico em um mundo digital
Tem dinheiro na sua carteira?
Talvez você já tenha ouvido a frase “cash is king” usada no contexto de dinheiro. Antes da era digital, praticamente todas as transações ordinárias envolviam a troca de dinheiro por bens ou serviços prestados. As coisas certamente são diferentes em 2022 com internet banking, pagamentos móveis e criptomoedas, mas estamos realmente prontos para encerrar nosso relacionamento com dinheiro vivo?
Uma pesquisa recente da empresa de gerenciamento de risco ThirdPartyTrust descobriu que 76% dos estadunidenses tinham dinheiro em sua carteira ou bolsa no momento em que foram entrevistados. Quando perguntados com que frequência eles usam dinheiro, apenas 12% disseram que o fazem diariamente. Pouco mais de uma em cada quatro pessoas disse que usa dinheiro semanalmente, e aproximadamente o mesmo número disse que o faz mensalmente. As informações foram originalmente publicadas pelo site TechSpot.
Oito por cento dos entrevistados disseram que nunca usam dinheiro.
O saneamento pode ser uma grande parte do motivo pelo qual alguns evitam a moeda física. A pesquisa revelou que 41% das pessoas julgam a aparência do dinheiro antes de tocá-lo e 36% disseram que rejeitam notas sujas ou grosseiras. 61% disseram que lavam as mãos ou usam desinfetante para as mãos depois de manusear dinheiro ou moedas, e 19% admitiram que pararam de usar dinheiro desde o início da pandemia.
Nove em cada 10 pessoas pesquisadas disseram que usam um aplicativo de serviço de pagamento móvel, com PayPal, Venmo, Zelle e Apple Pay entre os mais populares.
O dinheiro ainda tem seus benefícios e, para muitos, é como um fundo para dias chuvosos. Mais da metade (53%) disse que mantém dinheiro de emergência à mão (geralmente em algum lugar em casa), e o valor médio guardado é de US$ 500.
Como é a sua relação com o dinheiro hoje em dia? A facilidade de uso, limpeza ou conveniência são fatores de sua preferência? Que tal deixar um rastro de papel?