Exchange canadense é “hackeada”, exit scam é mais provável
Exchange exclui sua conta no Twitter
Uma pequena exchange de criptomoedas no Canadá ficou offline. Antes de sua página no Twitter ficar offline, a MapleChange anunciou por meio da rede social que eles não teriam mais fundos para pagar seus investidores.
Leia mais: Novo protocolo “teletransporta” tokens do Ethereum para EOS
Em uma tentativa de explicar o acontecido, a exchange disse uma hora antes de deletar sua página no Twitter que um bug permitiu que algumas pessoas sacassem todos os fundos da exchange. Alguns leitores podem se lembrar de quando a Mt. Gox alegou problemas semelhantes. A forma como o caso foi tratado pelos administradores de ambas as empresas foi bem diferente.
No caso da Mt. Gox, tentativas foram feitas para reparar os danos, embora tenham resultado em danos piores. A exchange chegou a manipular o valor do Bitcoin em uma tentativa de recuperar os fundos perdidos de seus clientes, antes que descobrissem.
A conta da MapleChange tinha mais de 2 mil seguidores.
Em contraste, a Coinbase tem mais de 1 milhão de seguidores no Twitter e a altcoin C-Cex tem quase 100 mil. Desta forma, tendo em vista que os entusiastas das criptos estão sempre ativos no Twitter e a visualização da plataforma é uma forma semi-decente de julgar a popularidade do produto ou serviço na esfera.
Especialistas e clientes temem “exit scam”
Faz um tempo desde que o último bom e velho “exit scam”. Na cripto esfera, nós vemos eles geralmente em apostas, na dark web e nas exchanges. A receita é básica: consiga confiança de alguns clientes, pegue o dinheiro de todos eles em um único lugar e fuja. Não importa o método utilizado para fugir com o dinheiro, se você alega um hack ou simplesmente desaparece. A prática menos frequente hoje é precisamente manter suas criptos fora de plataformas de um dia para o outro. No mundo das criptomoedas, se você não tem as suas próprias chaves privadas, você não tem nada.
Infelizmente, o hack da MapleChange tem todos os sinais de um exit scam.
Para iniciantes, não há necessidade da exchange deletar todas as páginas nas redes sociais ou desaparecer completamente da forma como aconteceu. Não há dúvida de que a exchange estará em débito com muitos dos seus clientes, que felizmente são poucos, mas nos negócios as coisas são assim, e é para isso que existem cortes de falência.
O curto período de tempo entre o anúncio do “bug” e o total desaparecimento da exchange e seus operadores é outro sinal.
O domínio, registrado no GoDaddy por Flavius P, é suspeito. A maioria das operações profissionais tomam medidas para estarem acima de qualquer suspeita, especialmente aqueles que lidam com dinheiro alheio.
O período dos problemas é outro fator significativo em estipular que não se trata de um hack ou bug, mas de um golpe premeditado e elaborado. Segundo estatísticas recentes sobre o tráfego, eles estavam provavelmente fazer mais negócios durante a última semana do que fizeram recentemente. Se eles são culpados de fraude, eles atacaram em um domingo de manhã, quando eles acharam que os seus clientes não estariam cientes.
Leia mais: Jimmy Song: Bitcoin fará mais bem à civilização do que governos e ONGs
Fonte: CCN