Exchange dos Emirados Árabes quer ser pioneira no foco institucional e varejista
A Arabian Bourse (ABX) também se aponta como a primeira exchange dos Emirados Árabes totalmente regulamentada. A promessa é de estímulo ao potente mercado da região
De acordo com notícia publicada pelo portal The National, em sua seção dedicada a negócios, a autoridade reguladora dos serviços financeiros dos Emirados Árabes, já concedeu a autorização inicial para a operação da Arabian Bourse(ABX), que visa ser a primeira exchange dos Emirados Árabes totalmente adequada ao padrões regulatórios locais. No release que divulga a informação, a ABX comemora a etapa e destaca, como outro ponto e pioneirismo, o foco em comerciantes institucionais e varejistas globais.
A iniciativa é uma parceria entre o GMEX Group e o co-fundador e CEO da corretora, Arshad Khan, que destacou o propósito de oferecer ao mercado, em grande parte não regulamentado, um ecossistema totalmente regulado, robusto e transparente. Na visão de Hirander, CEO do GMEX Group e vice-presidente da Arabian Bourse, foi possível agregar conhecimento técnico e do cenário mercadológico do Oriente Médio, para entregar uma solução inovadora, com garantia de infraestrutura e diferencial adequação a padrões regulatórios confiáveis.
O processo de licenciamento da Arabian Bourse segue novas etapas, sem cronograma definido para o lançamento oficial. Os planos iniciais da exchange focam operações crypto to cash e o trading de pares criptográficos, mais tarde devem ser disponibilizadas negociações opções e futuros sobre criptos e negociação de criptografia para swaps de commodities. O norte é o desenvolvimento de uma plataforma completa de negociações para o cenário Crypto.
Mais sobre a Arabian Bourse
A escolha da capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, para ser a base de funcionamento da ABX é justificada, de acordo também com dados oficiais, pelo ambiente regulatório claro e favorável, que se alinha ao conceito de alta credibilidade e adequação normativa, além do amplo potencial de crescimento do mercado de criptoativos da região. A Arabian Bourse é um projeto que integra o Abu Dhabi Global Market (AGDM), um reconhecido centro financeiro internacional.
O AGDM é um ambiente considerado como adequado às melhores práticas do mercado financeiro, tendo em vista reunir os padrões dos três órgãos independentes dos Emirados Árabes, cuja atuação tem em vista registro, estabelecimento de marcos regulatórios e fiscalização. Recentemente, a Digital Asset Kiosk Machine, empresa que permite aos usuários operações em Bitcoins com base em dinheiro ou cartão de crédito, tornou-se o primeiro negócio do segmento a operar no Abu Dhabi Global Market.
Em janeiro, os Emirados Árabes e a Arábia Saudita também anunciaram um acordo de cooperação para o lançamento de uma criptomoeda conjunta, como você confere na matéria o Webitcoin linkada abaixo:
COM INFORMAÇÕES DE: ZAWAYA
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.