Exchange LocalBitcoins é hackeada e quantia desviada em Bitcoin ainda não foi revelada

Apenas 6 usuários foram afetados

No último sábado, 26 de janeiro, a exchange LocalBitcoins, uma das plataformas P2P mais populares do mercado de criptomoedas, registrou uma falha de segurança que aparentemente foi explorada por um hacker.

A invasão foi descoberta por volta das 10h, quando a equipe da plataforma percebeu que um indivíduo estava manipulando os fundos de Bitcoin de pelo menos 6 usuários e enviando o capital para um destino ainda desconhecido.

“Gostaríamos de informar que hoje, 26.01.2019, aproximadamente às 10:00 UTC, a LocalBitcoins detectou uma vulnerabilidade na segurança – uma fonte não autorizada foi capaz de acessar e enviar transações de diversas contas afetadas. As transações de saída estavam temporariamente desativadas enquanto investigávamos o caso.”

De acordo com a Exchange, o problema ocorreu graças a uma vulnerabilidade gerada pelo uso de software de terceiros. Aparentemente, embora um número não divulgado de contas tenham sido acessadas, apenas 6 usuários foram afetados.

A LocalBitcoins informou que a falha foi rapidamente corrigida. Como primeira ação, a equipe de segurança neutralizou o bug e bloqueou o acesso às wallets, suspendendo as negociações em seguida. Algumas horas após o incidente, a plataforma voltou a funcionar de modo normal.

De acordo com os responsáveis pela exchange, não houve complicações significativas.

Ainda não foi divulgado se haverá algum tipo de compensação para os afetados, ou se a quantia perdida em Bitcoin foi rastreada. A plataforma também desativou o fórum “por motivos de segurança”, de modo que os usuários só poderão se comunicar por um bate-papo P2P cifrado quando a negociação estiver aberta.

Até o momento a exchange não mencionou a metodologia utilizada na invasão, nem informou a quantia perdida em Bitcoin. Também não foi divulgado se os fundos desviados firam transferidos para uma única wallet ou para endereços distintos.

FONTE: ETHEREUM WORLD NEWS