Exchange move $1 bilhão em BTC com uma taxa de $0,48

A exchange europeia de criptomoedas Bitstamp moveu aproximadamente $1 bilhão em bitcoin de sua cold wallet por uma taxa de transação de menos de $0.50.

A grande movimentação foi identifcada a princípio pelo Bitcoin Block Bot, o qual percebeu que um endereço de bitcoin moveu 101.857 BTC no bloco 636.503. Foi paga uma taxa de 13 satoshis/byte, totalizando 0.00005271 BTC ou $0.48. A quantia de bitcoin que foi movimentada, no momento da escrita do artigo, vale $932.6 milhões.

Logo após a transação ter sido percebida, alguns aspirantes a detetives tentaram identificar quem estava por trás dela. Um usuário do Reddit conseguiu logo após ter referenciado um tweet que o co-fundador da Bitstamp – Nejc Kodrič – publicou em outubro de 2019, revelando que a exchange tinha movimentado 112.027 BTC, avaliados na época em $933 milhões, por uma taxa de $3.89.

nejc

A carteira alegadamente foi usada depois que a Bitstamp concordou em ter seus fundos em custódia com a BitGo. Uma confirmação mais direta de que a exchange de criptomoedas era responsável pela transação que moveu cerca de $1 bilhão, porém, veio em um tweet do próprio Nejc. Na mensagem, ele revela que o endereço que moveu os fundos é de uma cold wallet pertencente à Bitstamp.

A transação moveu 96.857 bitcoins para um endereço e 5.000 bitcoins para outro. Ela deixou claro que a blockchain do bitcoin é transparente e uqalquer um pode seguir o caminho de uma transação para descobrir quem está por trás dela.

Enquanto corretoras e outras empresas são relativamente fáceis de serem identificadas, a identidade de alguns dos endereços mais ricos de BTC ainda é desconhecida.

Essa transação também evidencia a eficiência do bitcoin no que diz respeito à movimentação de fundos. De acordo com a TheFeeCalculator, um website dedicado a calcular taxas do PayPal, a mesma transação custaria por volta de $27 milhões caso fosse feita pela gigante de pagamentos.

Fonte: Cryptoglobe

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!