Exchanges aumentaram volume de negociações em abril

O panorama é trazido por relatório que também traz as líderes em negociações. A constatação de que as exchanges aumentaram o volume de negociações em abril reforça o bom momento do mercado crypto.

As negociações registradas pelas corretoras de ativos criptografados surgem como novo indicativo de que o mercado do segmento vive um bom momento. O Exchange Review from Crypto, relatório que acaba de ser divulgado pela Cryptocompare, traz dados animadores quanto ao volume de negociações de abril.

Nas chamadas exchanges centralizadas, que funcionam como intermediárias nas transações com criptoativos, em abril, o volume das transações fiat-to-crypto, aumentou 85%. O maior volume total do mês, de US $ 17 bilhões, ficou com a Bithumb, plataforma da Coréia do Sul, que garantiu a posição global apesar de uma queda de 47%, na comparação com o mês anterior. A segunda posição ficou com a UPbit, com 8,7 bilhões de dólares e um aumento de 20%, seguida pela Bitfinex, cujo volume cresceu 114%, num valor total de 6,7 bilhões de dólares.

Em se considerando as operações financeiras entre as plataformas exchange, o aumento médio de volume foi de 57%. A FCoin baseado na China teve o maior volume mensal, de US $ 37,1 bilhões, uma alta de 300%. Em seguida, aparecem a a OKEx, com US $ 35,1 bilhões negociados e um aumento de 12,4% e a ZB, com um volume de negociações 18,8% maior e  US $ 32,4 bilhões transacionados.

Plataformas DEX são 19% do ecossistema, mas têm baixa taxa de negociação.

No cenário das plataformas descentralizadas, o volume total negociado, em abril, foi de US $ 317 milhões em abril, de acordo com o levantamento da Cryptocompare. A diferença desse tipo de plataforma, também chamada DEX, é que o processo de negociação é facilitado, com a vantagem de maior viabilidade de transação entre quaisquer criptomoedas.

Estimativas de um relatório de 2018, assinado pela TokenInsight, focada em pesquisa nas áreas de criptografia e blockchain, esse tipo de exchange responde por uma fatia de 19% do ecossistema global de negociação de criptoativos. Em volume de negociação, no entanto, as DEX não chegam a atingir 1% do valor total de negociação. Um dos principais motivos para a menor adesão a corretoras desse perfil é um conjunto de protocolos de segurança mais simplificado, que acaba não atraindo os investidores mais receosos.

Pelos números de abril, a Ethermium é a maior plataforma descentralizada do mercado, com negociação global de US $ 194 milhões, apesar de uma queda de 42% no volume. A WavesDEX registrou US $ 32,5 milhões  e alta de 3,5%, trazendo a IDEX na terceira posição, com US $ 31,4 milhões negociados e um crescimento de 15,9%.

COM INFORMAÇÕES DE: COINTELEGRAPH

 

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.