Múltiplas exchanges excluem USDC e USDT na Solana
Exchanges como Binance, BitMEX e OKX estão limitando depósitos e saques para as principais stablecoins na Solana, sem explicação.
Numerosas grandes exchanges estão desativando depósitos e/ou saques para variantes baseadas em Solana das duas principais stablecoins, USDT e USDC.
A onda de cancelamentos de ações segue a grande queda de preços da Solana após o colapso da FTX – uma exchange conhecida por estar intimamente envolvida com a rede e o token.
Esfregando as Stablecoins Solana
Na quinta-feira, a Binance anunciou que os depósitos para tokens USDC e USDT baseados em Solana foram “suspensos temporariamente até novo aviso”, sem fornecer qualquer explicação. Posteriormente, retomou o processamento de depósitos para o USDT “após avaliação e revisão interna”, sem nenhuma atualização adicional sobre o USDC no momento da redação.
“A Binance se reserva o direito, a seu exclusivo critério, de alterar, alterar ou cancelar este anúncio a qualquer momento e por qualquer motivo sem aviso prévio”, acrescentou.
Da mesma forma, a OKX revelou na quarta-feira que removeria totalmente esses tokens a partir das 3h UTC de 17 de novembro. Isso inclui a suspensão de depósitos e saques para ambos os tokens na Solana.
A Bybit também interrompeu os depósitos e saques para USDC e USDT na quinta-feira, enquanto a BitMEX interrompeu os depósitos em USDT às 13:20 UTC.
Dados na cadeia indicam que o fornecimento de USDC circulando na Solana é mais do que o dobro do USDT na rede, apesar do USDT ter um valor de mercado maior em geral. É responsável por cerca de US$ 5 bilhões em USDC, o que representa 11% de seu valor de mercado total.
Enquanto isso, a Solana hospeda cerca de US$ 1,9 bilhão em USDT, que valem 1,3% do valor total do token.
Qual é o problema?
As exchanges forneceram poucas explicações para seus cancelamentos, deixando o Twitter para especular sobre suas motivações.
Alguns acreditam que podem estar relacionados ao colapso da FTX, do qual o contágio já se espalhou para outros grandes players do setor, como BlockFi e Genesis.
O ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, foi um dos principais proponentes da Solana. Após o colapso de sua exchange, o SOL caiu mais de 50% em valor, ficando bem abaixo dos maiores criptoativos por capitalização de mercado.
O Wrapped Bitcoin que circula na Solana também perdeu sua ligação com o Bitcoin e caiu mais de 90%, já que as instituições que fornecem reservas para esses tokens são FTX e Alameda.
No entanto, USDT e USDC na rede são emitidos diretamente pela Tether e Circle, que não relataram problemas financeiros semelhantes. A Circle esclareceu que o USDC na Solana permanece totalmente resgatável e apoiado 1:1.
No Twitter, o Tether CTO Paolo Ardoino ofereceu sua própria teoria sobre porque as stablecoins foram repentinamente excluídas:
“Apenas especulando, mas pode ser que as exchanges estejam vendo muita conexão entre FTX e Alameda e Solana”, disse ele. “Há muita tensão.”
- Veja também: Nexo quer comprar a BlockFi