Exchanges japonesas utilizam celebridades para divulgar seus serviços

Exchanges japonesas estão com tudo nos serviços de anúncio. Muitas delas, incluindo Bitflyer, DMM Bitcoin, Zaif e até mesmo a Coincheck, estão recrutando celebridades e lançando comerciais de TV, com direito a jingles originais.

Leia mais: R3 está treinando uma nova geração de advogados especializados em DLT

Comerciais de TV

Exchanges japonesas estão ativamente divulgando seus serviços. Na semana passada, a Zaif se juntou à Bitflyer, DMM Bitcoin, Bitrade e Coincheck na adotação de estrelas japonesas para auxiliar na divulgação de seus serviços.

Segundo a CM Soken Consulting, uma empresa que realiza pesquisas de comerciais da Tokyo Kikaku Co:

“A presença de comerciais de TV envolvendo a divulgação de serviços de exchanges aumentou significativamente no ano passado.”

O Japan Times relatou:

“Entre 20 de dezembro e 19 de janeiro, comerciais de TV da Coincheck e da Bitflyer foram ao ar 819 vezes na região de Kanto, número comparável a firmas como a Toyota Motor Corp, NTT Docomo Inc, e o Mcdonald’s Japão.”

O veículo midiático também ressaltou que DMM Bitcoin utilizou até mesmo uma celebridade japonesa coberta de ouro, em um outdoor em Shibuya, um dos mais famosos e movimentados distritos comerciais de Tóquio.

“Quando eu estava em Londres, eu via todo tipo de anúncio relacionado a criptomoedas no Facebook, mas nunca na TV ou nas ruas como acontece aqui,” disse um turista britânico.

Kenji Harashima, pesquisador sênior especializado em tecnologias financeiras do Instituto de Pesquisa Mizuho, afirmou:

“Exchanges japonesas são as mais ativas do mundo. Isso não é resultado apenas das políticas restritivas adotadas na China e na Coreia do Sul, mas também da possibilidade de utilizar alavancagem financeira para fazer investimentos.”

DMM Bitcoin, Bitflyer e Coincheck também possuem anúncios em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Estas mesmas exchanges também veicularam comerciais de TV.

Leia mais: Bitcoin Core wallet introduzirá total suporte à SegWit

Zaif

Na semana passada, a exchange Zaif começou a transmitir um comercial para todo o país, contando com a atriz, modelo e cantora japonesa, Ayame Goriki. Segundo sua página na Wikipedia, ela esteve em 37 séries de TV e apareceu em 7 filmes.

O comercial de 1 minuto também conta com uma canção original, cuja tradução literal é “Zaif para bitcoin”, interpretada por uma banda chamada “Kaneko Mari & Zaif até a Lua”. A exchange diz que a promoção em escala nacional objetiva promover seus serviços, além de melhorar a imagem da indústria como um todo.

https://youtu.be/j5u0MEybTHc

Bitflyer

A maior exchange japonesa em volume de troca, Bitflyer, foi a primeira a veicular comerciais de TV, no final de abril do ano passado, segundo o Japan Times. À época, o governo japonês tinha acabado de legalizar a bitcoin como método de pagamento.

Bitflyer contratou a atriz e modelo japonesa, Riko Narumi, para ser sua figura representativa nos comerciais.

https://youtu.be/oy54hfAItHk

DMM Bitcoin

O DMM Group começou a anunciar seus serviços no ramo das criptomoedas no início deste ano. A companhia lançou uma exchange sob o nome de DMM Bitcoin em janeiro, com suporte para 7 criptomoedas. Recentemente, o grupo também lançou uma mining farm e um showroom em Kanazawa, no Japão (caso o nome da cidade não tivesse entregado).

Os comerciais da DMM Bitcoin contam com a atriz e modelo conhecida como Laura, além de outra atriz chamada Rika Nakagawa. Laura já estrelou outros comerciais do DMM Group, inclusive para a exchange estrangeira do grupo, DMM FX.

Leia mais: Coreia do Sul apoiará transações “normais” de criptomoedas

https://youtu.be/6uh1MegkQJQ

Muito gasto com anúncios?

Bittrade e Coincheck também utilizaram estrelas japonesas para anunciar seus serviços. A Bittrade contratou a atriz Ruriko Kojima para ser sua face nos comerciais. A Coincheck, por sua vez, contratou o comediante japonês Tetsuro Degawa. Contudo, os comerciais da Coincheck foram removidos após o hack, que custou à exchange 58 bilhões de ienes em NEM.

“Os executivos da Coincheck admitiram que eles podem ter priorizado atrair clientes em detrimento da sua segurança,” escreveu o Japan Times.

O jornal local citou ainda o CEO da SBI Holdings, Yoshitaka Kitao:

“O que me deixa mais furioso é que eles gastaram dinheiro em comerciais que deveria ser gasto em seus sistemas.”

A Associação Japonesa de Criptomoedas (JCBA), um grupo industrial que conta com mais de 150 membros, incluindo a Coincheck, requereu de seus membros um “marketing responsável”.

Fonte: Bitcoin.com

Edição: Webitcoin