Exchanges podem perder licença na União Europeia devido a lavagem de dinheiro

Exchanges

Legisladores podem fechar Exchanges de criptomoedas que tenham se envolvido com Lavagem de dinheiro

Segundo supervisores financeiros da União Europeia, as exchanges de criptomoedas devem perder suas licenças se forem encontradas violando seriamente as regras de combate à lavagem de dinheiro.

A recomendação ocorre quando os legisladores atingem os estágios finais da legislação conhecida como Markets in Crypto Assets Regulation, ou MiCA, que introduz um regime de autorização para empresas de ativos virtuais dentro do bloco de 27 países.

Conforme relatório publicado na quarta-feira (01) pelos países europeus:

As autoridades reguladoras responsáveis ​​por autorizar ou registrar exchanges de criptomoedas e provedores de carteiras devem “ter poderes para retirar a autorização / registro para violações graves das regras AML/CFT (anti-lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo).

O MiCA deve “integrar adequadamente as questões ABC/CFT na supervisão prudencial das entidades”, disse o relatório, que analisa se os poderes de combate à lavagem de dinheiro contidos nas regras para diferentes setores financeiros estão à altura. O MiCA introduz requisitos para os emissores de stablecoin manterem reservas de capital suficientes e serem monitorados por reguladores como o BaFin da Alemanha.

Uma das lacunas restantes na legislação diz respeito se ela deve incluir controles mais fortes de AML ou deixar a questão para uma revisão separada e mais ampla das regras de dinheiro sujo.

Grandes players como Binance, a maior exchange de criptomoedas por volume negociado, agora estão registrados em países da UE como França e Itália, enquanto o bloco está endurecendo suas leis de AML após uma série de escândalos que afetam credores convencionais, como Danske Bank e Malta Pilatos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_