Executivo da JP Morgan: “Há mais parceria do que competição” entre bancos e o mercado de cripto

Executivo fala sobre criptomoedas e blockchain em entrevista

Durante uma entrevista publicada pela CNBC, Ron Karpovich, Chefe Global de Soluções de Comércio Eletrônico  da JP Morgan Chase, afirmou que de uma forma ou de outra, os investidores de criptomoedas irão utilizar o sistema bancário para ter acesso a seu capital, o que torna toda a situação uma questão de parceria, sobrepondo a competitividade.

A afirmação foi direcionada a uma pergunta realizada pela entrevistadora sobre o atrito entre bancos e o setor, visto que o mercado de criptomoedas apresenta um sistema disruptivo que oferece praticamente os mesmos serviços que o banco, porém com taxas muito menores.

Karpovich também afirmou que o blockchain será a tecnologia que irá atuar por trás de pagamentos no e-commerce, tornando o processo mais rápido e mais barato.

“Eu acho que no final de contas você vai descobrir que a tecnologia por trás da cortina será o blockchain. Eu não sei se você vai conhecer algo como um headspace para o consumidor, eu acho que você continuará utilizando o tipo de pagamento que você prefere, seja uma carteira, um cartão ou sua conta bancária”

O executivo também dedicou algumas palavras à JPM Coin, moeda digital do banco. De acordo com ele, o ativo será utilizado para aprimorar o sistema de pagamento, tornando o processo mais rápido e rentável, rejeitando a sugestão de que a iniciativa representava uma mudança da posição do banco em relação às criptomoedas.

O posicionamento de Karpovich foi criticado por Changpeng Zhao, CEO da Binance, que chegou a afirmar que a JP Morgan ainda não entendeu a essência do setor.

WeBitcoin: Executivo da JP Morgan: "Há mais parceria do que competição" entre bancos e o mercado de cripto

 

Agora, nós não concordamos. Muitos negócios (não tão pequenos) ainda não utilizam bancos, e eles funcionam bem.

JPM simplesmente não entende, ainda. (também uma razão pela qual eles não são uma ameaça para XRP)

Todos estarão no mercado de cripto. JPM terá que utilizar cripto no final das contas.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli