Executivo do HSBC afirma que tecnologia blockchain ajudou a reduzir custos de operações

HSBC reduz custos utilizando tecnologia blockchain

Um executivo do HSBC afirmou que o sistema baseado em blockchain do banco ajudou a cortar os custos compensação de trocas estrangeiras.

Falando para a Reuters, Mark Williamson, CFO de FX e gestão de risco do HSBC, que também supervisiona o projeto blockchain, afirmou que a plataforma HSBC FX Everywhere custou 25% menos do que os métodos tradicionais.

No mês passado, o banco anunciou que compensou mais de US$250 bilhões em transações por meio da plataforma HSBC FX Everywhere platform.

A instituição afirmou à época que compensou 3 milhões de transações FX, e fez mais de 150 mil pagamentos no sistema digital para orquestrar pagamentos nas planilhas de balanço do HSBC.

Conforme relatado pela Reuters, Williamson afirmou que o HSBC processa de 3500 a 5000 trocas diariamente por meio da FX Everywhere, acumulando US$350 bilhões em negociações.

“Nós fomos capazes de demonstrar que isso não é apenas uma prova de conceito, ou um caso de uma ou duas trocas,” afirmou Williamson.

A Reuters ainda citou o executivo, ao dizer que uma quantidade significativa de dinheiro interno está fluindo e sendo compensada no sistema DLT.

O HSBC tem experimentado com blockchain por algum tempo. Desde que se juntou ao consórcio blockchain R3, em 2015, a instituição se aliou ao Bank of America e ao governo de Singapura para executar um teste de supply chain baseada em blockchain.

O banco também está trabalhando no projeto Utility Settlement Coin (USC), designado para facilitar a condução de diversas transações realizadas entre os bancos globais, utilizando ativos colateralizados em uma blockchain personalizada.

Fonte: CoinDesk