Executivo da IBM diz que a tecnologia Blockchain será comum na economia mundial

IBM

Jerry Cuomo, executivo da IBM, diz em um evento que o Blockchain irá acelerar a economia no futuro

A tecnologia Blockchain irá acelerar a economia na próxima década, em parte, tornando o processo de verificação de informações, como identidade do usuário, mais seguro, simplificado e eficiente, disse o vice-presidente de tecnologias blockchain da IBM em um evento Tech Forward na terça-feira (23).

Jerry Cuomo, descreveu o blockchain como um tipo de banco de dados “pato estranho” com alguns recursos definidores, explicando que cada blockchain tem vários administradores, que cada transação deve ser verificada pelos administradores antes de ser registrada no “livro digital” e que as transações, registradas no livro-razão, são impossíveis de alterar ou excluir. Cuomo também explicou que cada ponto de dados, ou “bloco”, em cada blockchain é fortemente criptografado, o que cria altos níveis de segurança e confiança do usuário.

Embora o blockchain seja mais amplamente associado às transações de criptomoedas como o Bitcoin, Cuomo disse que pode ser usado para uma ampla variedade de propósitos, incluindo verificação de identidade, segurança alimentar e comunicação intra-cadeia de suprimentos. Por exemplo, Cuomo sugeriu que, em vez de criar centenas de contas em vários sites, um usuário poderá em breve ter uma única identidade baseada em blockchain que estará acessível sempre que a verificação for necessária.

Cuomo disse acreditar que a segurança alimentar, por exemplo, pode ser melhorada usando a tecnologia blockchain para documentar informações importantes sobre as condições dos alimentos durante o transporte. O IBM Food Trust é um serviço baseado em blockchain que, segundo a empresa, permite que os participantes rastreiem um produto alimentício em uma determinada cadeia de suprimentos e garantam que seja seguro, fresco e de origem sustentável.

A empresa disse que oferece uma ampla variedade de serviços de blockchain. O serviço de cadeia de suprimentos da IBM, por exemplo, promete “integridade de dados e reconciliação mais rápida”, recursos, que são possibilitados pela imutabilidade de cada registro de blockchain uma vez inserido no livro-razão.

Questionado quanto ao cronograma das tecnologias blockchain se tornando comuns na economia? Ele respondeu que:

Acho que está dentro de uma década. Isso não é um se, é um quando.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future