Existem agora mais de 10.000 caixas eletrônicos de Bitcoin em todo o mundo
O número de caixas eletrônicos de Bitcoin instalados em todo o mundo ultrapassou os 10.000, e os Estados Unidos continuam a liderar o resto do mundo em caixas eletrônicos de criptomoedas, com 76% das máquinas instaladas.
De acordo com o CoinATMRadar, o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin foi instalado em 2013 e em sete anos o mercado cresceu para mais de 10.000 máquinas instaladas. Em comparação, os caixas eletrônicos de bancos precisaram de nove anos para chegar as 10.000 máquinas na década de 1970.
CoinATMRadar escreve que depois de apenas 3,5 anos o número de caixas eletrônicos de criptomoedas cresceu para 1.000, e que nos próximos 3,5 anos o número aumentou para 9.000. O primeiro caixa eletrônico bitocin foi instalado em Vancouver, na Waves Coffee House, e ainda há uma máquina lá.
A ideia de um caixa eletrônico de Bitcoin surgiu, de acordo com o CoinATMRadar, pois os empresários estavam procurando maneiras de tornar o bitocin facilmente disponível para as pessoas e a população em geral já estava familiarizada com os caixas eletrônicos. As empresas começaram a trabalhar no projeto e em 2013 o primeiro foi instalado no Canadá.
Em 2014, foi instalado o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin nos EUA, em Albuquerque, no Novo México, e desde então a maioria dos caixas eletrônicos criptos foram instalados no país. Em 2015, havia apenas 300 caixas eletrônicos Bitcoin em todo o mundo, sendo instalados por pequenas organizações que tentam reforçar a adoção de criptomoedas.
CoinATMRadar acrescenta que o bitcoin inicialmente dominou os caixa eletrônicos de criptomoedas, com apenas 4% das máquinas suportando uma altcoin: litecoin. Em 2017, no entanto, a rede BTC estava congestionada e as taxas de transação e os tempos de confirmação dispararam. A empresa acrescentou:
“Isso resultou em pior experiência do usuário quando as transações começaram a travar e os usuários de caixas eletrônicos precisaram obter suporte para resolvê-los.”
É importante notar que em 2017 o preço do bitcoin atingiu seu pico de quase US$ 20.000, e como a rede estava entupida, os usuários começaram a usar outras criptomoedas. Operadores de caixas eletrônicos seguiram os usuários e começaram a adicionar suporte para criptomoedas como ETH, LTC, DASH e outras. No entanto, cerca de 30% de todos os caixas eletrônicos criptos suportam apenas transações Bitcoin.
Fonte: cryptoglobe
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.