Exterminador de bitcoins: clientes da Atlas tem todos seus bitcoins liquidados por robô na Bitmex

Durante queda do Bitcoin o robô Phoenix da Atlas Quantum liquidou todo o saldo em BTC de seus clientes na Bitmex.

Os problemas dos clientes do robô Phoenix da Atlas Quantum, começaram com a forte queda do BTC, que em uma hora chegou a desvalorizar 20%. Por conta disso, usuários do robô com posições abertas na Bitmex perderam todos os seus bitcoins.

Com o robô trabalhando alavancado na Bitmex o risco estava muito alto e por causa disso houve toda essa liquidação. Vale ressaltar, o nível de alavancagem pode ser configurado para reduzir possíveis prejuízos. Os clientes que adotaram estratégias mais conservadoras alegaram que não foram liquidados.

Muitos investidores apontam que o problema em si não foi o robô e sim o apetite ao risco, já que era possível operar de forma mais segura.

No entanto, diferente do que defende a Altas, de que seu robô nunca perderia, em testes realizados em 17 janeiro o robô teria registrado mais 99% negativo.

perdas atlas

 

Pedido da Altas piorou a situação de seus clientes?

Em um e-mail intitulado de “Dica Margin Call”, a Atlas aconselhou seus investidores que estavam tendo as ordens encerradas na Bitmex a aumentar a banca.

Veja abaixo o conteúdo do e-mail na íntegra:

Caro usuário(a),

 

Caso o seu robô tenha consumido muitas ordens, recomendamos que você aumenta o seu margin call, depositando mais BITCOINS na BITMEX, isto faz com que o seu robô tenha mais “espaço” e capital para completar operações que estão com posição abertas a muito tempo.

 

Caso esse procedimento não seja realizado em uma conta com uma posição aberta com o preço distante do preço atual, você pode correr riscos de perdas.

 

Uma boa prática é sempre ficar de olho no seu robô e na sua conta da Bitmex.

 

Muito obrigado.

 

Phoenix Atlas Quantum. 

Tal aviso acabou levando seus investidores ao erro. Muitos desses acabaram depositando mais saldos em BTC em suas contas na Bitmex acreditando que essa seria a solução adequada para ajudar o robô a operar nesse mercado tão instável.

Diante dos fatores apresentados de quem foi a culpa? Do robô que cometeu um erro? Da ganância dos investidores? Do conselho errado da Atlas? Nos dê sua opinião nos comentários.

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.