Facebook busca talentos para cinco novas vagas envolvendo blockchain
Facebook se movimenta na área de blockchain
O Facebook listou cinco novas vagas de emprego relacionadas a blockchain em sua página de carreiras nas últimas três semanas, duas delas foram listadas nos dias 5 e 6 de dezembro.
As posições atualmente abertas são para dois cargos de engenheiros de software, um cientista de dados e um engenheiro de dados — todas funções de período integral na sede da companhia em Menlo Park, California.
Na descrição do emprego para engenheiro de blockchain na equipe de Engenharia de Dados em Blockchain do Facebook, o anúncio caracteriza a posição como “técnica” e “intelectualmente desafiadora”, que terá um “massivo impacto global”.
A vaga recentemente listada — Chefe de Marketing de Produtos para a equipe blockchain do Facebook — ressalta que a equipe é fundamental para a missão da companhia em resolver problemas e construir a comunidade, especificamente “explorando as oportunidades que a tecnologia blockchain trará”.
Embora os detalhes precisos sobre as iniciativas blockchain do Facebook tenham sido deixadas por baixo dos panos, o anúncio para “cientista de dados, blockchain” indica que:
“Estamos explorando áreas da internet em todas as facetas da tecnologia blockchain. Nosso objetivo é ajudar bilhões de pessoas com acesso a coisas que elas não possuem agora — elas podem ser serviços financeiros igualitários, novas maneiras de poupar ou novas formas de compartilhar informação.”
Os anúncios para dois cargos de “Engenheiro de Software, Blockchain” indicam que especialistas em blockchain se juntando à equipe já existente de engenharia de software ajudarão a construir “grandes componentes distribuídos que são executados no Facebook”, ajudando a escalar para milhões de requerimentos por segundo.
Qualificações de preferência incluem “experiência com computação distribuída (Hive/Hadoop)”, no caso da vaga para cientista de dados, e experiência com programação em linguagens como “C, C++, Java, C#, Perl, PHP, Hack e/ou Python”, no caso de engenheiro de software.
No início de maio, o chefe do aplicativo de mensagens do Facebook, David Marcus — que foi um membro do conselho da Coinbase até dezembro de 2017 — anunciou que a companhia estabeleceu um grupo para explorar “como utilizar melhor a tecnologia blockchain no Facebook, começando do zero”.
Em julho, o diretor de engenharia do Facebook nos últimos três anos, Evan Cheng, se juntou à equipe de blockchain para preencher um papel paralelo dedicado a explorar as novas aplicações da tecnologia.
Conforme relatado em outubro, os ganhos médios de um engenheiro de blockchain aumentaram para US$150 mil/US$175 mil ao ano, 400% maior do que 2017, de acordo com o relatório do estado dos salário da Hired em 2018. O relatório citou a demanda alimentada pelo interesse de gigantes globais do ramo tecnológico, como Facebook, Amazon, IBM e Microsoft, que atualmente estão divulgando vagas para o setor.
Fonte: The Cointelegraph