Facebook causa “crash no IOS”: Nubank, Spotify, TikTok, Tinder e outros apps estão fora do ar

TikTok, Spotify, Tinder, Nubank e muitos outros aplicativos para iOS estão travando novamente devido a um problema no Facebook.

Atualmente, vários aplicativos e serviços populares, incluindo Spotify, TikTok, Tinder e Nubank estão fora do ar em dispositivos iOS. Análises iniciais apontam o Facebook como culpado.

relatos generalizados nas mídias sociais de aplicativos travando sempre que são lançados em iPhones e iPads, e picos de interrupção correspondentes no DownDetector.com. Os aplicativos podem ser iniciados se o dispositivo estiver offline, o que é útil em alguns casos (se você tem muitas músicas salvas no Spotify, por exemplo), mas interromperá completamente sua funcionalidade em outros.

“Mais alguém está tendo problemas para abrir algum aplicativo no iPhone?”

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Culpa do Facebook?

Embora a causa exata do problema ainda não esteja confirmada, os primeiros relatórios sugerem que as interrupções são causadas pelo SDK do Facebook.  Esse serviço é utilizado para facilitar o login usando o perfil da rede social ou inserir um atalho de compartilhamento de conteúdos, por exemplo. O Facebook disse em sua plataforma de desenvolvedor esta manhã que estava “ciente [e] e investigando esse erro no SDK em relação ao iOS”.

O aborrecimento de desenvolvedores e usuários é justificado, considerando que não é a primeira vez que o SDK da gigante das mídias sociais derruba um grande número de aplicativos como esse. Um problema quase idêntico ocorreu em 6 de maio e afetou dezenas de serviços durante boa parte do dia.

Como o desenvolvedor de aplicativos Guilherme Rambo nos disse na época, a raiz do problema é que o Facebook incentiva os desenvolvedores a integrar seus serviços de logon em seus aplicativos, oferecendo-lhes informações valiosas sobre o uso e a publicidade de aplicativos.

“O Facebook realmente incentiva os desenvolvedores a instalar seu SDK, provavelmente porque desejam os dados que podem coletar sobre os usuários desses aplicativos”, disse Rambo em maio. “O SDK é oferecido como uma conveniência para desenvolvedores e equipes de marketing, pois também pode ser usado para rastrear as conversões de anúncios exibidos no Facebook”.

Isso significa que, quando há um problema nos serviços do Facebook, isso afeta um grande número de outros aplicativos, como ocorreu hoje. Sempre que um usuário abre um aplicativo usando o SDK, faz uma chamada para os servidores do Facebook em preparação para autenticar qualquer logon. É por isso que abrir um aplicativo offline evita o problema.

Fonte: TheVerge

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.