Facebook compra Mapillary, concorrente do Google Street View
Com a compra da Mapillary, Facebook investe em uma abordagem de crowdsourcing para o mapeamento urbano
O Facebook Inc. adquiriu a Mapillary AB, uma startup sueca que obtém imagens ao nível da rua por uma quantia não revelada.
Fundada em 2013, a Mapillary se apresenta como uma espécie de concorrente do Google Maps, pois oferece imagens no nível da rua, como o Google Maps, mas com uma reviravolta no sentido de que suas imagens vêm de “qualquer câmera, em qualquer lugar”. A empresa alega resolver um problema com o mapeamento, mantendo os mapas atualizados com dados no nível da rua sobre placas, endereços e outras informações que podem ser observadas na estrada.
Especificamente, os dados da empresa extraem e agrupam as imagens usadas para costurá-las em um mapa tridimensional.
Jan Erik Solem, CEO da Mapillary, trabalhou anteriormente na Apple Inc. depois de vender sua startup anterior, Polar Rose, uma startup de reconhecimento facial, para a Apple em 2010.
Segundo a Reuters, os dados da Mapillary podem ser usados para a tecnologia de carros autônomos, embora o Facebook tenha dito que seria usado para sustentar seus produtos em desenvolvimento, incluindo óculos de realidade aumentada e fones de ouvido de realidade virtual. Em outras palavras, a aquisição aparece principalmente para a Oculus, o braço de realidade virtual do Facebook.
Em uma postagem no blog de hoje, Solem disse que o Mapillary estava se juntando ao Facebook como parte de seus “esforços de mapeamento aberto”.
“Na Mapillary, estamos construindo as ferramentas para criar uma representação visual e viva de todos os lugares do mundo, disponibilizados para qualquer pessoa atualizar os mapas de que gosta”, disse Solem. “Ao combinar nossos esforços, melhoraremos ainda mais as maneiras como pessoas e máquinas podem trabalhar com imagens aéreas e de ruas para produzir dados de mapas”.
Embora talvez o serviço de mapeamento existente do Facebook possa funcionar nos EUA, não é muito bom em grande parte do mundo. Portanto, se a aquisição da Mapillary melhorar isso, não pode ser ruim para a empresa.
A Mapillary levantou US$ 24,5 milhões, de acordo com a Crunchbase. Os investidores incluíram LDV Capital, Sequoia Capital, Samsung Catalyst, BMW i Ventures, Atomico, Playfair Capital e Wellington Partners.
Fonte: CNBC
- Veja também: CEO da Cargill Brasil alerta família e amigos de Bolsonaro: “não é inteligente insultar a China”