Facebook desistiu da Libra? Empresa fez pronunciamento

Libra do Facebook pode chegar a nunca ser lançada. Assunto foi tratado no último relatório trimestral da empresa para a Securities and Exchange Commission (SEC)

O Facebook reconheceu o que muitos vêm dizendo – que as questões regulatórias podem ser uma barreira intransponível para o lançamento de seu projeto global de criptomoeda, a Libra.

Em uma divulgação franca no último relatório trimestral da empresa para a Securities and Exchange Commission (SEC), o Facebook disse que as muitas barreiras que enfrentará em relação à regulamentação de uma nova tecnologia com regras pouco claras nos EUA e em outras nações do mundo significam que:

“Não pode haver garantia de que Libra ou nossos produtos e serviços associados serão disponibilizados em tempo hábil ou mesmo lançados.

Nossa participação na Associação Libra nos sujeitará à um escrutínio regulatório significativo e outros riscos que podem afetar adversamente nossos negócios, reputação ou resultados financeiros”, explicou o Facebook.

E não apenas isso. A Libra é “baseada em tecnologia relativamente nova e não comprovada”, as leis e regulamentos em torno da moeda digital são “incertos e em evolução”, continuou o comunicado.

“A Libra tem atraído um escrutínio significativo de governos e reguladores em várias jurisdições e esperamos que o escrutínio continue”, afirma o documento da SEC.

Como a empresa explica, o projeto Libra – que poderia potencialmente levar a adoção de criptomoedas à bilhões de usuários do Facebook – causou um alvoroço nos círculos reguladores.

Lançamento da Libra preocupa EUA

Bancos centrais, ministros do governo e chefes de vigilância estão fazendo fila para exigir mais informações sobre o projeto, temendo que isso represente uma ameaça à estabilidade do banco central e à estabilidade financeira, além de fornecer uma avenida global para lavagem de dinheiro e fraude.

As nações do G7 formaram uma força-tarefa para investigar questões sobre criptomoedas, mas com um foco de aço na Libra. Concluíram no início de julho que os regulamentos do “mais alto padrão” seriam necessários para governar o projeto.

Alguns, incluindo o chefe do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, até pediram que o projeto fosse interrompido enquanto essas preocupações fossem abordadas.

O Facebook explica ainda que:

“Essas leis e regulamentos, bem como quaisquer inquéritos ou investigações associadas, podem atrasar ou impedir o lançamento da moeda Libra, bem como o desenvolvimento de nossos produtos e serviços, aumentar nossos custos operacionais, exigir tempo e atenção significativos da administração ou prejudicar nosso negócio ”.

Facebook teme fracasso da Libra

As dúvidas da empresa sobre a viabilidade de seu projeto também não estão relacionadas apenas à regulamentação. O Facebook citou a incerteza sobre a Libra decolar como um produto popular como outro fator potencialmente confundidor, assim como a própria falta de “experiência anterior significativa com moeda digital ou tecnologia blockchain”.

A empresa disse ainda que isso pode “afetar adversamente nossa capacidade de desenvolver e comercializar com sucesso esses produtos e serviços”.

O Facebook também parece preocupado com o a ideia se espalhando sobre este potencial projeto se tornar um elefante branco.

Por fim, o Facebook concluiu dizendo:

“Também incorreremos em aumento de custos com relação à nossa participação na Associação Libra e ao desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços associados, e nossos investimentos podem não ser bem-sucedidos. Qualquer um desses eventos pode afetar adversamente nossos negócios, reputação ou resultados financeiros. ”

Fonte: CoinDesk

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.