Facebook está desenvolvendo uma criptomoeda para transferências no WhatsApp
Facebook supostamente está desenvolvendo uma stablecoin
Facebook supostamente está desenvolvendo uma criptomoeda para usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp, conforme relatou o Bloomberg. O token será utilizado para transferência monetárias feitas dentro do aplicativo, e focará no mercado de emissões da Índia.
Citando fontes familiares ao caso, o Bloomberg declarou que o Facebook está desenvolvendo uma stablecoin. As fontes declararam ainda que a moeda não será lançada por enquanto, tendo em vista que o Facebook está trabalhando em uma estratégia para custódia de ativos, ou seja, os ativos aos quais a stablecoin será pareada.
O mercado de emissões indiano é significativo. De acordo com dados do World Bank, o país recebeu quase US$69 bilhões em emissões estrangeiras em 2017, ou 2,8% do PIB do país.
O WhatsApp é bem popular na Índia, com mais de 200 milhões de usuários no país. O número de usuários na área rural da Índia dobrou no ano passado, conforme dados e custos com internet na região declinaram.
A postura do Facebook sobre criptomoedas mudou significativamente durante o ano passado. Em janeiro de 2018, a rede social introduziu um banimento aos anúncios relacionados a criptomoedas, afirmando que a ação foi designada para prevenir “anúncios que promovem produtos financeiros e serviços que são frequentemente associados com práticas promocionais enganosas”.
Em maio, David Marcus, chefe do aplicativo de mensagens do Facebook, Messenger, anunciou a formação de uma equipe de exploração de blockchain. À época, Marcus também era membro do conselho da exchange Coinbase.
Marcus então escreveu:
“Eu estou montando um pequeno grupo para explorar como aproveitar melhor a tecnologia blockchain para o Facebook, começando do zero.”
A rede social repensou seu banimento contra anúncios relacionados a criptomoedas em julho, enquanto manteve a medida para ofertas iniciais de moedas (ICOs).
Em agosto, Marcus saiu do conselho da Coinbase, a fim de evitar um possível conflito de interesse. Ele afirmou:
“Por conta do novo grupo que eu estou criando no Facebook sobre blockchain, eu decidi que seria apropriado pra mim deixar o cargo na Coinbase.”
Fonte: The Cointelegraph