Facebook está ensinando uma IA a jogar Minecraft

Depois do Google com Starcraft, agora temos o Facebook ensinando uma IA a jogar Minecraft

Provavelmente essa te pegou te surpresa. Sim, o Facebook está ensinando uma IA  a jogar Minecraft. A primeira pergunta óbvia que vem na mente de qualquer pessoa é: por que?

Bem, pelo que parece a ideia é ensinar uma IA “competências gerais”. É algo próximo de fazer com que a IA seja boa em fazer qualquer coisa, como um coringa.

“Em vez de desempenho sobre-humano em uma única tarefa difícil, estamos interessados ​​em competência em um grande número de tarefas mais simples, especificadas (talvez mal) por seres humanos” explicaram os pesquisadores do Facebook.

É aí que o Minecraft entra. O jogo é fácil para as crianças aprenderem, mas esconde profundidades ocultas de criatividade e variedade. Os jogadores podem domar cavalos, cooperar uns com os outros para enfrentar chefes difíceis, construir cidades impressionantes, conhecer e trocar com os aldeões e executar qualquer número de outras tarefas.

Devido a essa combinação de simplicidade e variedade de tarefas, o jogo é o lugar perfeito para treinar o tipo de IA que o Facebook está interessado em desenvolver.

Resultado de imagem para minecraft

A IA recebe várias tarefas simples, que com o tempo vão aumentando em dificuldade. Durante todo esse processo a IA precisa aprender e se adaptar.

A IA recebe uma tarefa simples: criar um círculo [em um jogo de blocos…] em volta de um jogador. Contudo, mesmo essa tarefa requer um pouco de treinamento. Primeiro, a IA precisa saber o que é um círculo no contexto do Minecraft (já que tudo é feito de blocos, é impossível fazer um círculo “perfeito”) e, segundo, precisa ser capaz de entender exatamente onde o jogador está.

Segundo informações do MIT Technology Review, à medida que as solicitações ficam mais complicadas, como “construir uma torre com 15 quarteirões de altura e depois colocar um sorriso gigante” ( exemplo usado pelo MIT TR), a IA precisará de ainda mais treinamento e conhecimento para acompanhar. Como tal, a equipe de pesquisadores do Facebook decidiu recrutar a ajuda do público, sendo possível que qualquer um baixe para testar.

Futuro

O MIT TR explica ainda que é difícil sabermos ao certo qual é o objetivo final do Facebook com o bot, mas mesmo que ele nunca se torne nada mais do que um “ajudante glorificado” do Minecraft, isso por si só seria uma conquista emocionante. Ora, lembre-se que o Minecraft já está sendo usado em uma ampla variedade de campos, incluindo a essencial àrea da educação.

Jogue uma IA na mistura, e pode ser possível ensinar jovens estudantes (ou aqueles que desejam jogar Minecraft, mas têm deficiências motoras) sobre IA de uma maneira muito mais envolvente (e divertida). Somente o tempo dirá, é claro, e será interessante ver como essa IA progride nos próximos meses e anos.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.