Facebook promete fazer esforços para lutar contra notícias falsas
O Facebook vai intensificar seus esforços para lutar contra notícias falsas, enviando mais histórias suspeitas de fraudes para verificadores e publicando suas descobertas on-line. Isso acontecerá devido as crescentes reclamações de que a empresa não faz o suficiente para erradicar as notícias falsas em sua plataforma.
A rede social também lançou um novo recurso em quatro países que publicará links de notícias relacionadas sob artigos suspeitos. Mas vários especialistas disseram que as medidas não são suficientes:
“Apresentar ao público um contexto é útil”, disse Tom Felle, professor sênior de jornalismo digital na City University. “Mas não faz nada para impedir a propagação deste material ou impedir o tráfego de vendedores de notícias falsas que estão ganhando dinheiro com a criação deste material”.
O Facebook foi criticado por ser um dos principais pontos de distribuição de notícias falsas e muitos achavam que isso influenciaria as eleições presidenciais de 2016 nos EUA. Os eleitores também foram inundados com histórias falsas durante as eleições presidenciais francesas em maio.
“AI atualizado’
A empresa já estava relutante em derrubar histórias de notícias potencialmente falsas, argumentando que não quer ser um “árbitro da verdade”.
Ao invés de identificar histórias potencialmente falsas através de uma mistura de inteligência artificial (IA) e detecção de usuários. As notícias falsas são enviadas para verificadores independentes que colocam uma bandeira ao lado de histórias falsas para alertar os leitores.
Na quinta-feira, no entanto, a empresa disse que começaria a usar o “aprendizado automático” para melhorar a detecção.
“Se um artigo foi revisado por verificadores de fato, podemos mostrar histórias relacionadas do fato abaixo da publicação original”, acrescentou Sara Su, gerente de produtos da News Feed, em um blog.
Na quinta-feira, a empresa lançou um novo artigo “Artigos relacionados” nos EUA, França, Alemanha e Holanda.
O recurso, que a empresa vem testando desde abril, coloca links relacionados as notícias abaixo de posts altamente populares ou questionáveis, oferecendo aos usuários “mais perspectivas e informações adicionais sobre o assunto abordado”.
Brooke Binkowski, editora-chefe da revista de verificação de fatos, Snopes, disse à BBC: “Eu aplaudo seus esforços para” eliminar “as notícias falsas, um método do qual eu tenho sido proponente há muito tempo”.
O Sr. Felle declarou que se a empresa realmente queria parar as notícias falsas precisa melhorar seu apoio ao setor de notícias.”Se o Facebook quiser ajudar o jornalismo, a rede precisa acompanhar a qualidade e organizar as notícias confiáveis para o público e anunciantes”.
Fonte: BBC
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.