Facebook tenta inventar o PayPal novamente com a Libra II
Libra do Facebook tem sido sucessivamente barrada por órgão reguladores desde 2019
Não foi suficiente que o Facebook assistisse a uma surra imediata e global de sua stablecoin proposta, a Libra; Em seguida, tentou reescrever a estrutura da moeda digital para torná-la mais atraente. A ideia do gigante da mídia social com enormes problemas de segurança entrando no jogo do dinheiro não está encontrando muito apoio, mas o Facebook continua tentando de qualquer maneira.
Depois de passar uma década tentando entrar no espaço de moeda eletrônica, a empresa está tentando decolar de uma maneira um pouco diferente e agora solicitou uma licença financeira junto à Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA).
Para ajudá-la a alcançar seu objetivo, a Libra, apoiada pelo Facebook, solicitou uma licença do sistema de pagamento do regulador financeiro da Suíça. A empresa afirma em um comunicado que este é um “marco importante” para a Libra Association, pois busca colocar a Libra em movimento e explica que todas as despesas operacionais de curto prazo do projeto já foram cobertas pelos membros fundadores da associação. A nova Libra redesenhada será uma stablecoin apoiado por moedas únicas, um produto quase completamente diferente do conceito original.
O Facebook acrescenta: “Desde o lançamento inicial do whitepaper da Libra Association em junho de 2019, a Libra Association consultou e se envolveu com várias partes interessadas globais e incorporou itens-chave de feedback no design do sistema de pagamento da Libra. Isso inclui a capacidade do sistema de pagamento da Libra de oferecer stablecoins de moeda única, além da moeda Libra pareada em várias moedas.
“Além disso, a Libra Association adotou uma blockchain com permissão aberta e competitiva que antecede a transição futura para um sistema sem permissão, mas mantém muitas das propriedades econômicas e de governança do design original. Por fim, a Libra Association aprimorou a segurança do sistema de pagamentos Libra com uma estrutura robusta para conformidade financeira e gerenciamento de riscos em toda a rede, além de padrões rígidos de combate à lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e prevenção de crimes ilícitos.”
Talvez a lógica seja que, ao garantir uma licença para uma plataforma de pagamentos financeiros, a Libra possa mostrar ao mundo que é capaz de levar a sério suas responsabilidades. Essa será uma tarefa difícil, pois o Facebook e a Libra continuam atingindo uma parede de tijolos. Mudanças no modelo de negócios não vão longe para apaziguar os legisladores, e a Rep. EUA Sylvia Garcia não está convencida de que o grupo Libra entenda a gravidade da situação.
Sylvia Garcia, membro do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, disse: “O Facebook e a Libra Association tiveram a oportunidade de abordar as preocupações que eu e meus outros colegas levantamos com seu whitepaper inicial. Infelizmente, eles escolheram não ouvir as preocupações bipartidárias levantadas sobre a Libra. Continuarei trabalhando para garantir que a SEC regule qualquer ativo, como a garantia que está sob as leis atuais de valores mobiliários. ”
A FINMA poderia aprovar o pedido de licença sem muita dificuldade; no entanto, percebe que esse é um problema com implicações globais. A entidade disse que discutirá a solicitação com reguladores em todo o mundo, acrescentando: “A FINMA considerará especialmente se padrões estritos nacionais e internacionais para infra-estruturas de pagamento e também para combater a lavagem de dinheiro, garantindo que esses possam ser respeitados”.
Fonte: CoinGeek
- Veja também: Projeto Libra do Facebook redesenha sua criptomoeda