Facebook: vaza na internet dados de 267 milhões de usuários

Novo vazamento de dados do Facebook mostra que a empresa não aprendeu com erros de um passado recente

De acordo com a empresa Comparitech e o pesquisador de segurança Bob Diachenko um banco de dados contendo mais de 267 milhões de dados de usuários do Facebook que foram vazados na internet.

O banco de dados continha IDs de usuário, números de telefone e nomes de usuários principalmente norte-americanos. Segundo Diachenko, que examinou as evidências, os dados provavelmente vieram de “uma operação ilegal de raspagem ou abuso da API do Facebook por criminosos no Vietnã”.

Ele ficou exposto por quase duas semanas desde o dia 4 de dezembro e agora não está disponível – mas não antes de ter sido compartilhado como um download em um fórum de hackers.

Embora não haja muitos dados por pessoa, eles ainda podem ser usados ​​para segmentar usuários com ataques de phishing. Um porta-voz do Facebook disse ao Engadget:

“Estamos analisando esse problema ocorrido, mas acreditamos que essas informações são anteriores as alterações que fizemos nos últimos anos para proteger melhor as informações das pessoas”.

É preocupante que o Facebook não consiga passar por um único ano sem pelo menos alguns dos principais escândalos de privacidade e segurança. Em setembro, um banco de dados semelhante contendo 419 milhões de IDs e números de telefone de usuários foi encontrado exposto on-line.

A empresa provavelmente não se preocupa muito com esse tipo de coisa, porque tem muito dinheiro para jogar no problema. Em abril, soubemos que a rede social havia reservado US $ 3 bilhões para pagar multas quando para futuros problemas com as autoridades por suas práticas de privacidade.

De qualquer forma, todos os anos temos notícia de algum vazamento de dados proveniente do Facebook. Resta sabermos quando as implementações de segurança vão, de fato, começar a fazer efeito.

Fonte: TheNextWeb

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.