“Fatalmente Falhas”: Economista de banco suíço detona Bitcoin e criptomoedas

“Dar dinheiro aos desenvolvedores de criptomoedas não foi útil”

Paul Donovan, economista-chefe do setor de Gestão de Riqueza Global do banco suíço UBS e conhecido cético do Bitcoin, declarou que criptomoedas são “fatalmente falhas” durante o segmento Fast Money da CNBC.

No início desta semana, Donovan divulgou um post intitulado “venho enterrar o Bitcoin, para não ter que elogiá-lo”, repetindo sua crítica ao novo setor financeiro.

“Eu penso que qualquer pessoa com um ensino médio em economia tem sido cético quanto ao Bitcoin desde o início (…). Essas ‘coisas’ nunca serão moedas, (…) em nenhum momento futuro; elas são fatalmente falhas”

O economista ainda discursou sobre a “bolha” das criptomoedas, uma narrativa muito usada por diversos opositores. Quanto ao blockchain, Donovan não mostrou uma postura tão negativa.

“A tecnologia subjacente do blockchain, o sistema de contabilidade distribuída – isso é diferente. Há uma proposta econômica lá.”

Donovan havia alertado sobre os riscos dos ativos antes da alta de 2017, citando ainda a incapacidade das criptomoedas em ser uma reserva de valor.

Ainda sobre o post divulgado por ele, o economista alegou que os desenvolvedores do Bitcoin Core eram “brilhantes em matemática”, entretanto pareciam “não saber nada sobre economia”.

“Dar dinheiro aos desenvolvedores de criptomoedas não foi útil”, concluiu.

FONTE: COINTELEGRAPH