FC Barcelona desenvolve token próprio

O FC Barcelona desenvolveu token para se envolver com fãs

O Barcelona afirmou que seu novo acordo com a Chilliz fazia parte de sua nova estratégia digital e comercial. O provedor da plataforma blockchain ajudará o clube a criar seu próprio token chamado Barça Fan Token (BAR). 

Esses tokens permitirão que os torcedores participem de pesquisas relacionadas às atividades cotidianas do Barcelona e potencialmente ganhem prêmios originais. Assim, o BAR aumentará o engajamento entre o clube e seus fãs. O Barcelona tem o maior número de torcedores do mundo depois do Real Madrid.

Curiosamente, o Barcelona foi recentemente atingido por um enorme escândalo. O capitão da equipe, Lionel Messi, considerado o melhor jogador do mundo, criticou alguns comentários do diretor do clube, Eric Abidal. A mídia começou a especular que essa pode ser a última temporada de Messi em Barcelona. 

Em outros lugares, o Manchester City está observando de perto o relacionamento entre o jogador e o clube. 

No entanto, apesar das dificuldades no campo, o Barcelona demonstra a importância de se comunicar com os torcedores. 

Josep Pont, chefe da área comercial do Barcelona, comentou

“Este acordo nos dará a chance de estabelecer ativações inovadoras de marketing e parceria, com um foco claro no mundo digital, para levar o clube mais perto de nossos fãs em todo o mundo. Este contrato também faz parte do objetivo do FC Barcelona de se associar a marcas líderes que podem nos ajudar a consolidar nossa nova estratégia comercial e digital, com o desenvolvimento de novos fluxos para a geração de recursos, ajudando a nos tornar uma referência dentro e fora do campo”. 

Barcelona ingressa no Socios.com

Chiliz é a entidade que executa o token que pertence à plataforma blockchain Socios.com. Um ecossistema blockchain que inclui aplicativos e tokens criados para alguns dos maiores clubes da Europa. O token de fã do Barça também residirá no aplicativo Socios.com.

Além de Barcelona, a plataforma também hospeda tokens de torcedores para clubes de futebol como Paris Saint-Germain, Juventus, Atlético de Madri e muito mais. 

O CEO e cofundador da Chiliz e Socios.com, Alexandre Drefyus, disse em comunicado: 

“Estamos muito empolgados em receber o FC Barcelona no Socios.com e ainda mais empolgados em começar a nos envolver com sua enorme base de fãs em todo o mundo. Com mais de 300 milhões de torcedores em todo o mundo, os fãs do Barça abrangem países e culturas”. 

Fonte: Bitcoinist 

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao