FCA alerta para perigos de promoções online de tokens especulativos

FCA avisa sobre tokens especulativos e a falta de regulamentação.

Charles Randell , o presidente da FCA alerta para perigos de promoções online de tokens especulativos, como o novo token da influenciadora Kim Kardashian em seu perfil no Instagram em junho passado.

O presidente da FCA deixou claro que anúncios de criptomoedas e ativos digitais promovidos por celebridades , influenciadores e outros com grande público social representam um perigo para os consumidores e também podem levar a possíveis golpes.

Em seu discurso de abertura na segunda-feira no Simpósio Internacional de Cambridge sobre crime econômico, Randell discutiu os riscos da regulamentação de token e as regras que deveriam proteger as pessoas de fraudes e golpes de investimento, enfatizando precisamente este aspecto de patrocinar produtos financeiros desconhecidos ou não confiáveis.

Charles Randell acrescentou asperamente:

“Não faltam histórias de pessoas que perderam economias ao serem atraídas para a bolha cripto com delírios de enriquecimento rápido, às vezes depois de ouvir seus influenciadores favoritos, prontos para trair a confiança de seus fãs por uma taxa”.

O que chamou a atenção do regulador foi uma postagem publicada pela conhecida modelo Kim Kardashian , na qual a influenciadora encorajou seus 250 milhões de seguidores a investirem e especularem sobre o token Ethereum Max , criado no blockchain Ethereum, mas de forma alguma confundir com éter (ETH).

Embora a postagem tenha sido marcada como um anúncio de acordo com as políticas da plataforma social, Randell disse que Kardashian não divulgou que o token foi criado apenas um mês antes por desenvolvedores desconhecidos.

Tokens especulativos e falta de regulamentação

É considerada a promoção financeira com a maior cobertura de audiência da história.

EthereumMax é um token ERC20 lançado com um fornecimento total de 2 quatrilhões de US$ eMax , mas o que prova a sua falta de fiabilidade e que a promoção foi feita sem uma análise cuidada, é o fato de desde aquele post social até hoje ter perdido cerca de 75% do seu valor , em contraste absoluto com o resto do mercado .

O presidente Charles Randell destacou a falta de regulamentação específica para tokens especulativos e os poderes para supervisionar e controlar com eficácia a promoção online de criptomoedas e outros ativos digitais, de modo a conter a disseminação de conteúdo prejudicial e enganoso para investidores inexperientes e consumidores vulneráveis .

A FCA continua sua campanha de informação destinada a investidores , especialmente amadores, alertando-os repetidamente sobre o risco de criptomoedas e argumentando que os investidores podem perder todo o seu dinheiro porque os ativos não são garantidos pelo esquema de compensação de serviços financeiros do governo do Reino Unido.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8