Fed terá que mudar a política monetária por causa do crescimento das criptomoedas

Fed

John Williams, presidente do Fed de NY, pretende implementar mudanças necessárias com o decorrer da ascensão das criptomoedas

John Williams, presidente e CEO do Federal Reserve Bank de Nova York, acredita que a instituição deve acompanhar de perto as transformações do setor de criptomoedas e, se necessário, fazer as atualizações necessárias em suas políticas financeiras. Ele também opinou que stablecoins e moedas digitais do Banco Central (CBDCs) têm uma chance maior de sucesso na futura rede monetária.

A criptomoeda está crescendo e o Fed deve se adaptar

Semelhante a muitos outros banqueiros centrais, Williams é um crítico do setor de criptomoedas. Em 2018, ele argumentou que os ativos digitais não “passam no teste do que uma moeda deveria ser”. Além disso, os criminosos poderiam usá-los em atividades ilícitas, conforme publicado na CNBC.

No entanto, parece que Williams suavizou sua postura. Em uma declaração recente, o presidente do Fed de Nova York destacou o rápido desenvolvimento da classe de ativos e seu potencial para transformar o sistema de pagamentos. Como tal, o Federal Reserve pode mudar a maneira como conduz as diretrizes monetárias. A instituição também deve buscar estabelecer um marco regulatório no mercado para conceder maior proteção aos investidores:

Portanto, é fundamental que entendamos como essas transformações podem afetar a economia e o sistema financeiro, bem como a implementação da política monetária e os balanços dos Bancos Centrais. Além disso, devemos pensar cuidadosamente sobre a regulamentação adequada para proteger consumidores e investidores e garantir a estabilidade e a segurança do sistema financeiro.

Williams abordou os diferentes tipos de criptomoedas. Na sua opinião, as mais perspectivas são as stablecoins que são “totalmente apoiadas por ativos seguros e líquidos” e CBDCs. Apesar de apresentar alguns riscos, ambos têm potencial para fortalecer a rede de pagamentos, acrescentou.

No início deste ano, o executivo previu que as stablecoins poderiam ser muito úteis em pagamentos internacionais. No entanto, eles precisam ser devidamente regulamentados antes de participar de tais transações.

O progresso da criptomoeda pode impedir o lançamento da CBDC

No ano passado, Williams afirmou que o crescimento do setor de criptomoedas poderia ser um obstáculo às ambições do Fed de liberar um dólar digital. Ele instou o Federal Reserve e os Bancos Centrais a se familiarizarem com a tecnologia blockchain e como regular o espaço antes de emitir tal produto:

Antes que os Bancos Centrais como o Federal Reserve possam emitir seu próprio CBDC, várias questões importantes relacionadas à tecnologia e regulamentação Blockchain precisam ser abordadas.

Antes disso, o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, garantiu que os Estados Unidos não se apressarão em lançar seu dólar digital, mas se concentrarão em fazê-lo da maneira certa.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_