Fed pode ter investido indiretamente no Bitcoin Drive da MicroStrategy

Conhecida por ser cética em relação às criptomoedas, Fed pode ter investido indiretamente no Bitcoin Drive da MicroStrategy.

A liderança do Federal Reserve (Fed) dos EUA é conhecida por ser cética em relação às criptomoedas, mas foi recentemente revelado que o banco central poderia ironicamente ser um dos primeiros a adotar o primeiro junk bonds vinculado a bitcoin (BTC) por meio de seu investimento em um fundo negociado em bolsa ( ETF ).

Após o surto de pandemia no ano passado, o Fed interveio nos mercados, injetando dinheiro em fundos negociados em bolsa de títulos, entre outros. O investimento do banco tornou-o o quarto maior proprietário do ETF SPDR Bloomberg Barclays High Yield Bond (JNK), do título cripto-vinculado, no final de março, de acordo com dados da Bloomberg.

Em 9 de junho, a MicroStrategy ofereceu US $ 500 milhões em junk bonds para abrir caminho para seus investimentos adicionais em BTC, atraindo investidores que buscam mais exposição à criptomoeda, mas não podem comprá-los diretamente por vários motivos.

ETFs são instrumentos financeiros que são negociados em uma bolsa como ações, mas rastreiam um mercado ou ativo específico, como bitcoin. Como cerca de 0,01% do ETF SPDR Bloomberg Barclays High Yield Bond é dedicado aos junk bonds da MicroStrategy, isso significa tecnicamente que o FED, desde que ainda detenha os títulos, está facilitando os investimentos futuros da empresa de software em bitcoin.

Em outras palavras, levando em consideração a declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, de abril passado, quando disse que o bitcoin deveria ser considerado “um ativo altamente especulativo”, isso significaria que o banco central dos EUA contribuiu para a especulação.

Além disso, o iShares Broad USD High Yield Corporate Bond ETF (USHY) é supostamente outra holding do Fed que também possui “uma pequena fatia” da dívida da MicroStrategy.

Comentando sobre a inclusão da MicroStrategy no fundo, Athanasios Psarofagis, analista de ETF da Bloomberg Intelligence , disse que ficou “surpreso ao vê-lo lá tão cedo“, embora “fosse um montante muito pequeno“.

“Os gestores de carteira de renda fixa têm um pouco de arbítrio sobre quais títulos podem ter na carteira, então eles podem adicionar uma pequena poção antes de uma possível inclusão de índice”, disse Psarofagis.

Os compradores do junk bond devem obter um cupom de 6,125% sobre seu investimento, que não pode ser reembolsado antecipadamente nos primeiros três anos.

O Bitcoin chegou a Wall Street”, disse Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, à Bloomberg no início desta semana.

“Minha missão é abrir um canal entre os [USD] 400 trilhões de oceano de ativos convencionais e o [USD] 1 trilhão de Bitcoin.”

Dito isso, alguns observadores do mercado afirmam que o título não oferece aos seus compradores benefícios iguais aos investimentos diretos na criptomoeda.

Um título tem um retorno fixo, então você nunca terá o lado positivo do bitcoin, o emissor terá”, disse Christopher White, CEO da empresa de serviços financeiros ViableMkts , de modo que os investidores que estão otimistas com a criptomoeda “podem muito bem comprar o bitcoin. ”

 

Fonte: CryptoNews

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8