Fed poderá aumentar as taxas de juros para 0,5%
Jerome Powell, presidente do Fed, diz em um evento que as taxas de juros podem vir um pouco abaixo do esperado e o mercado cripto reage positivamente
Em sua oitava e última reunião de 2022, o Federal Reserve provavelmente aumentará as taxas de juros em mais 50 pontos-base, ou 0,5 ponto percentual, sugeriu o presidente do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira (30). Os quatro aumentos anteriores das taxas do Fed foram de 75 pontos-base, ou 0,75 ponto percentual, conforme divulgado por CoinDesk.
De acordo com Powell em um evento no Brookings Institute em Washington DC:
Faz sentido moderar o ritmo de nossos aumentos de taxas à medida que nos aproximamos do nível de contenção que será suficiente para reduzir a inflação. É hora de moderar o ritmo de aumentos de taxas pode vir assim que a reunião de dezembro.
Um aumento de 50 pontos-base elevaria as taxas de curto prazo para uma faixa-alvo de 4,25 a 4,50%.
O Bitcoin (BTC) saltou cerca de 1% com a notícia para US$ 16.982.
A especulação sobre um aumento menor dos juros aumentou nas últimas semanas, após dois relatórios consecutivos de inflação abaixo do esperado pelo Departamento do Trabalho, dando aos banqueiros centrais algum alívio de que a pressão sobre os preços está começando a esfriar.
O presidente do Fed também disse que a taxa terminal seria mais alta do que o previsto anteriormente nas últimas projeções econômicas do FOMC em setembro, que projetavam taxas de até 5%.
Segundo Powell:
O nível final das taxas precisará ser um pouco mais alto do que se pensava na época da reunião de setembro no resumo das projeções econômicas.
Os comentários de Powell vêm depois que um relatório da empresa de processamento de folha de pagamento ADP na quarta-feira mostrou que a contratação privada desacelerou para seu nível mais baixo desde janeiro de 2021, depois que as empresas criaram apenas 127.000 empregos em novembro, uma queda acentuada em relação aos 239.000 relatados em outubro.
Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho publicará um novo relatório sobre as folhas de pagamento não agrícolas que, além do índice de preços ao consumidor (IPC) do próximo mês, serão os últimos dados econômicos importantes que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) vê antes de sua reunião em 1º de dezembro.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 17,045, com um ganho de 3,51% nas últimas 24h horas e se comparado com a semana anterior, houve uma precificação de 3,54%, conforme os dados da CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future