Federal Reserve quer derrubar os preços das criptomoedas

Federal Reserve

Federal Reserve quer chocar o mercado cripto para controlar e reduzir a inflação, conforme o ex-economista-chefe do Goldman Sachs expôs

Bill Dudley, ex-presidente do Federal Reserve Bank em Nova Iorque e economista-chefe do Goldman Sachs, acredita que “para ser eficaz, [o Federal Reserve] terá que infligir mais perdas aos investidores de ações e títulos do que até agora”, conforme divulgado por Cryptoslate.

Por que o Fed pode derrubar tecnologia e criptomoeda

As ferramentas do Federal Reserve (Fed) para empurrar as ações para baixo estão focadas em aumentar as taxas de juros e apertar as condições financeiras. Isso tende a afetar diretamente o preço de ativos de risco, como ações de tecnologia e criptomoedas. Na quarta-feira, 6 de abril, foram divulgadas as atas da última reunião do Fed, e imediatamente as ações de tecnologia caíram, com a Nasdaq caindo 315 pontos. Algumas ações, como a Cloudflare, caíram quase 10% com as notícias. Embora a empresa de rede de internet possa não ser um projeto de criptomoeda, ela tem um papel vital em manter a infraestrutura web3 online. Amazon AWS e Cloudflare são gargalos centralizados na revolução do Blockchain, com 20% de todo o tráfego da Internet passando pela rede Cloudflare CDN.

Dudley explica que os aumentos das taxas de juros de curto prazo fazem pouco para afetar a maioria das pessoas em nossa sociedade moderna. Isso ocorre porque muitas hipotecas estão vinculadas a taxas fixas por um longo período, especialmente nos EUA. Ele acredita que o sentimento do mercado está focado no fato de que o Fed precisará reduzir as taxas de juros nos próximos anos, precificando isso em sua participação no mercado. Essencialmente, os mercados não estão caindo tanto quanto o Fed gostaria porque os investidores preveem uma corrida de alta futura quando a inflação estiver sob controle. No entanto, para que a inflação seja controlada, deve haver uma liberação de “ar da bolha” de mercado formada.

Se as condições financeiras não apertarem, então Dudley pensa que o Federal Reserve:

…terá que chocar os mercados para alcançar a resposta desejada. Isso significaria subir a taxa de fundos federais consideravelmente mais alta do que o previsto atualmente. De uma forma ou de outra, para controlar a inflação, o Fed precisará aumentar os rendimentos dos títulos e baixar os preços das ações.

Os efeitos das taxas crescentes no preço do Bitcoin

Se olharmos para a relação de longo prazo entre o Bitcoin e os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA desde 2020, existem alguns padrões interessantes. O rendimento das notas do Tesouro de 1 ano aumentou constantemente desde a queda do preço do Bitcoin em maio de 2021 e agora subiu mais de 4900%, enquanto o Bitcoin caiu 27% em relação à alta local. Um aumento indica expectativas de aumento das taxas de juros de curto prazo para ativos de curto prazo. Isso apoia a teoria de Dudley de que os investidores já estão precificando uma recuperação.

Recentemente, a curva de juros de 10 anos e de 2 anos se inverteu, um sinal de uma recessão que se aproxima pelos padrões de muitos analistas. Isso aconteceu quando o prazo de 10 anos caiu contra o de 2 anos em meio à incerteza de longo prazo no mercado, possivelmente devido a preocupações com a política global.

1y btc 1536x1003 1
Fonte: TradingView

Comparado com a nota de 1 ano, o rendimento de 10 anos aumentou apenas 56% e mostrou um elemento de correlação com o Bitcoin durante o período determinado. No entanto, houve uma divergência clara desde o início deste ano. O rendimento de 10 anos aumentou 78% desde 1º de janeiro, enquanto o Bitcoin permaneceu relativamente consistente.

10y btc 1536x994 1
Títulos do governo dos EUA rendimento de 10 anos (via TradingView)

Agora, se adicionarmos o Nasdaq QQQ ao gráfico, veremos a correlação entre o Bitcoin e as ações de tecnologia com bastante clareza. A linha azul (Nasdaq) e a laranja (Bitcoin) seguiram um padrão muito semelhante após outubro de 2021, quando estava ficando claro que a inflação não estava indo embora.

nasdaq 1536x993 1
Títulos do governo dos EUA

Os mercados tendem a reagir mal a mudanças bruscas no status quo ou expectativas futuras. A previsibilidade muitas vezes resultou em dias verdes nas criptomoedas e no mercado de ações desde o primeiro bloqueio. O forte aumento no rendimento de 10 anos veio da reação do mercado às minutas do Fed e da antecipação de uma alta maior do que o esperado. Tanto a tecnologia quanto a criptomoeda caíram, e Dudley acredita que podemos ver mais movimentos do Fed para chocar o mercado de forma semelhante para manter os mercados sob controle. Os investidores de criptomoedas estão acostumados a movimentos de preços selvagens, e podemos ter muitos mais durante o resto de 2020 se a tese de Dudley se concretizar.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_