Federal Reserve dos EUA está trabalhando em um dólar digital
Jerome Powell confirmou hoje que o Federal Reserve ainda está determinando se um dólar digital pode ajudar a manter a força do dólar como moeda global
Em uma audiência hoje do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o trabalho do Facebook em uma moeda digital (Libra) transformou o trabalho do banco central dos EUA sobre o dólar digital, ou seja, uma moeda digital do banco central (CBDC).
Na audiência, o deputado Bill Foster, de Illinois, perguntou a Powell sobre os comentários recentes de seu colega, do Federal Reserve, Lael Brainerd. Foster entendeu o discurso de Brainerd dizendo que o estabelecimento de um dólar digital ajudaria a preservar o papel de um dólar soberano no sistema financeiro global. Isso desencadeou um breve debate sobre o trabalho do Federal Reserve em um dólar digital dos EUA.
Powell afirmou que compartilhava os objetivos de Brainerd, mas não aprovou um CBDC:
“Preservar a centralidade de uma moeda central e amplamente aceita e confiável é uma coisa extremamente importante. Acho que se uma moeda digital nos move nesse caminho ou não é uma questão em aberto.”
Ele disse que o Federal Reserve, como a maioria dos outros grandes bancos centrais, procura responder a essa pergunta em aberto. “Estamos trabalhando duro nisso”, disse ele, antes de apontar que a economia dos EUA é um pouco diferente das economias europeias onde as negociações do CBDC parecem mais ativas (por exemplo, Suécia), porque os americanos não se afastaram dos pagamentos em dinheiro no mesmo grau.
Foster disse que a curva de adoção poderia mudar o cenário fiduciário em questão de anos. Powell concordou, citando os recentes esforços do Facebook para criar uma moeda digital.
“A Libra fez um incêndio com isso e foi um alerta que isso está chegando rápido e pode vir de uma maneira bastante difundida e importante”, disse ele.
Mas isso não significa que os EUA vão acelerar o processo, concluiu. “Porém, ainda não decidimos fazer isso”, ele deixou claro. “Acho que há muitas perguntas que precisam ser respondidas em torno de uma moeda digital para os Estados Unidos, incluindo … questões cibernéticas, questões de privacidade – muitas, muitas alternativas operacionais se apresentam, por isso vamos trabalhar com tudo isso.”
O Facebook divulgou fortemente a Libra, sua moeda digital privada, em 2019. Desde então, o projeto vem perdendo parceiros, incluindo um fatídico dia em outubro, quando o eBay, Stripe, Mastercard e Visa abandonaram o projeto. Muitos acreditam que a pressão do Congresso desempenhou esse papel. Independentemente das perspectivas de sucesso desse projeto em particular, o Fed está prestando muita atenção.
Fonte: Decrypt
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.