Federal Reserve: “Não baniremos criptomoedas”

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi explícito: eles não têm intenção de banir as criptomoedas, ao contrário do que aconteceu na China.

Ontem, Powell participou de uma audiência no Departamento do Tesouro durante a qual o deputado Ted Budd fez algumas perguntas explícitas sobre criptomoedas e inflação nos Estados Unidos.

Powell não deu uma resposta direta sobre a inflação, mas quando se tratou de criptomoedas, ele foi categórico .

Budd primeiro fez uma pergunta a Powell perguntando:

“É sua intenção proibir ou limitar o uso de criptomoedas como estamos vendo na China?

A resposta foi um não categoricamente .

Budd então reiterou a pergunta, e a resposta do governador do Fed foi clara e inequívoca:

“Sem intenção de bani-los”.

Powell e stablecoins

Powell acrescentou que as stablecoins devem ser colocadas em um contexto regulatório, que é mais ou menos o que o senador Lummis disse há alguns dias .

É importante notar que stablecoins não são criptomoedas, mas tokens de criptomoeda, geralmente centralizados, que replicam moedas fiduciárias em mercados de cripto. Criptomoedas verdadeiras são apenas aquelas que são descentralizadas e não têm valor diferente do que o mercado atribui a elas.

No entanto, não está claro se Powell estava se referindo a todas as criptomoedas ou apenas a tokens de pagamento como Bitcoin e Ethereum. Algumas criptomoedas diferem de outras porque têm usos específicos ou porque são os chamados tokens de segurança, que devem ser tratados de uma forma diferente do ponto de vista regulamentar, muito mais semelhante a como os compartilhamentos são tratados, por exemplo.

É provável que Powell se referisse apenas a tokens de pagamento, como BTC, ETH.

Elon Musk e a regulamentação das criptomoedas

Há poucos dias Elon Musk sugeriu que o governo não deveria fazer absolutamente nada para regulamentá-los.

Com esta declaração, Musk representa o pensamento de muitos bitcoiners, mas não é certo que as autoridades financeiras pensem da mesma forma.

Após a declaração de Powell, o foco não será mais se permitir ou banir criptomoedas, mas sim se e como regulá-las. O mundo cripto agora é tão variado que exige regulamentações diferentes, dependendo do tipo de criptomoeda a ser regulamentado.

A necessidade de regulamentação

Durante a Conferência Delivering Alpha da CNBC, a ex-promotora federal Katie Haun disse que os reguladores precisam fazer um balanço da situação em relação ao uso financeiro de criptomoedas, porque ela argumenta que a regulamentação não pode ser única.

Seria totalmente injusto e inapropriado impor regulamentos idênticos a todas as criptomoedas. As próprias Stablecoins já são tratadas de forma diferente das criptomoedas reais.

Tendo deixado para trás a questão de uma possível proibição de criptomoedas nos Estados Unidos, agora precisamos começar a discutir seriamente como enquadrá-las no sistema legal democrático ocidental.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8