FedEx está testando blockchain no transporte de cargas delicadas
FedEx está segura de que a tecnologia blockchain revolucionará a indústria logística, e eles não querem ser deixados para trás.
Leia mais: Auditoria confirma que Upbit não estava desviando fundos de seus clientes
A gigante do ramo logístico está ativamente testando formas de utilizar blockchain para rastrear cargas delicadas, de custo elevado. Em uma tendência crescente, onde companhias estão pesquisando blockchain para utilizar a tecnologia em negócios, o FedEx se junta a outros como a Samsung em aplicações dedicadas à cadeia logística.
Segundo uma entrevista concedida durante uma conferência de blockchain ocorrida em Nova York ontem pelo CEO da empresa, Fred Smith, ao Bloomberg:
“Nós estamos confiantes de que esta tecnologia tem grandes, grandes implicações para a cadeia logística e transporte. Ela é a próxima fronteira que trará uma mudança mundial às cadeias logísticas.”
O que mais atrai é o conceito de permanência, o registro imutável. Quando cargas se esticam pelo mundo em uma economia cada vez mais globalizada, os registros descentralizados podem fornecer uma importante transparência com um único registro, com o qual todas as partes concordam. Isso resolveria dores de cabeça em relação a disputas que começam nas postagens e vão até os pagamentos. Casos únicos proporcionados pelo blockchain estão fazendo com que a adoção aumente.
O teste com esta tecnologia faz parte dos esforços da FedEx para melhorar o serviço ao cliente, ficando um passo a frente na competição disruptiva, segundo Smith. A companhia se juntou com a Blockchain in Transport Alliance.
A missão da Alliance é:
“A BiTA foi formada por executivos experientes dos ramos da tecnologia e transporte, a fim de criar um fórum para o desenvolvimento de padrões de blockchain, além de educar a indústria. Nosso objetivo é juntar as companhias que lideram o mercado e possuem interesse no desenvolvimento de tecnologia blockchain.”
Leia mais: Zcash atinge pico de US$345 após ganhar novos pares de troca na exchange Gemini
Milhares de companhias já se cadastraram para virarem membros.
O teste da FedEx também inclui criar padrões para a indústria junto à BiTA. A BiTA acredita que o blockchain é benéfico para os negócios, pois pode reduzir custos, além de acelerar e automatizar o processo de entrega. Sua lista de membros atualmente inclui gigantes do transporte, como BNSF Railway, Koch Logistics e Penske.
Com a tecnologia disruptiva balançando as indústrias tradicionais, Smith vê que inovação é a chave para manter o sucesso. Sem testar e implementar novas tecnologias, companhias provavelmente, em algum ponto, serão extintas.
Estima-se que aplicações de blockchain representarão 10% do PIB global, então é totalmente plausível que companhias logísticas comecem a utilizar a tecnologia logo em seu início. Além de especialistas da indústria e da BiTA, o blockchain pode ajudar a propelir a indústria de transporte rumo a uma nova era.
Leia mais: Principal órgão de supervisão financeira da Coreia do Sul se junta à fiscalização de exchanges
Fonte: CCN