Feliz aniversário: 13 anos atrás Satoshi Nakamoto lançou o whitepaper do Bitcoin

Já se passaram treze anos desde que o pseudônimo Satoshi Nakamoto lançou o Whitepaper Bitcoin. Em apenas 13 anos, a rede Bitcoin e a criptomoeda cresceram a níveis sem precedentes.

31 de outubro de 2008 marca o nascimento do Bitcoin como o conhecemos hoje, depois que Satoshi publicou um artigo intitulado: Bitcoin: “A Peer-to-Peer Electronic Cash System.

O white paper Bitcoin explica o problema com sistemas de pagamento eletrônico centralizado, como bancos e instituições financeiras, ao mesmo tempo que propõe como um protocolo ponto a ponto descentralizado, e à prova de violação resolve o problema.

Simplificando, a solução de Satoshi no papel foi eliminar completamente o sistema terceirizado centralizado, que permitirá que as pessoas se tornem seus próprios bancos e façam transações entre si, sem depender de um “terceiro” para processar a transação.

O protocolo proposto é construído em um sistema criptograficamente seguro, que estabelece a base do que hoje é conhecido como a espinha dorsal das criptomoedas – a tecnologia blockchain.

O sistema descentralizado também resolve a questão da confiança e da “Falha Bizantina” por meio de seu algoritmo de Prova de Trabalho, que permite que novas atualizações sejam implementadas se pelo menos 51% da rede concordar com isso.

O nascimento de uma indústria de trilhões de dólares.

Dois meses após a publicação do white paper, o primeiro bloco de Bitcoin foi extraído, em 3 de janeiro de 2009. A criptomoeda não apenas cresceu e se produziu muito dinheiro, mas também gerou uma indústria de trilhões de dólares do zero em pouco mais de uma década.

De acordo com a Coinmarketcap, o mercado total de criptoativos vale mais de US $ 2,5 trilhões, com o Bitcoin detendo 44,2% desse valor a uma capitalização de mercado de US $ 1,1 trilhão, tornando-a a criptomoeda mais valiosa, como sempre foi.

O Bitcoin cresceu mais de 2.066.670.000% desde 2010, com o primeiro preço de negociação registrado sendo US $ 0,003 na agora extinta bolsa de valores Bitcoinmarket.

Curiosamente, ao contrário da maioria dos projetos de criptoativos, Satoshi Nakamoto não conduziu nenhuma venda pública ou captação de recursos para o lançamento do Bitcoin. A criptomoeda primária foi extraída pela comunidade cripto e, mais tarde, por grandes empresas de mineração de bitcoins como acontece atualmente.

Quem é Satoshi Nakamoto?

A identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um dos mistérios mais duradouros do espaço cripto. Até hoje, ninguém sabe a verdadeira identidade do pseudônimo que criou o Bitcoin porque ele sumiu de cena em 2010.

Ao longo dos anos, tem havido especulações sobre quem poderia ser, mas apesar de todos os esforços para descobrir quem é o misterioso fundador, Satoshi continua a ser bastante esquivo. Algumas pessoas até acreditam que “ele” pode estar morto.

Enquanto isso, Craig Wright afirmou várias vezes que criou o Bitcoin e esteve em várias batalhas legais na tentativa de provar que ele realmente é Satoshi Nakamoto.

Independentemente de quem criou o protocolo, os relatórios afirmam que ele possui mais de um milhão de BTC, que vale mais de US $ 60 bilhões a preços de mercado atuais.

 

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8