Ferrari expande pagamentos em Bitcoin para a Europa

Copia de Contra Capa 2 12
Imagem: CryptoTimes

A renomada marca de carros de luxo Ferrari revelou planos para expandir sua aceitação de pagamentos em criptomoedas para a Europa, após um lançamento bem-sucedido nos Estados Unidos.

De acordo com um relatório da Reuters, a iniciativa, que entrará em vigor até o final deste mês, permitirá que concessionárias europeias atendam às demandas crescentes dos clientes.

Ferrari apoia pagamentos em criptomoedas nos EUA

Lembrando que a Ferrari introduziu pagamentos em criptomoedas nos Estados Unidos em outubro de 2023. Na época, a marca fez parceria com a BitPay, uma empresa líder em processamento de pagamentos em criptomoedas, para permitir que os clientes comprassem carros de luxo usando criptomoedas selecionadas, como Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e USD Coin (USDC).

A BitPay afirmou que pode processar pagamentos relacionados à Ferrari a partir de mais de 100 carteiras de blockchain, incluindo MetaMask, Trust Wallet, Ledger Wallet e Trezor Wallet.

A parceria da fabricante com a BitPay exigia que esta última convertesse todos os pagamentos em criptomoedas em moedas tradicionais imediatamente. Esse movimento foi projetado para proteger as concessionárias de grandes oscilações de preços associadas aos ativos emergentes.

Expansão europeia e internacional

Após o lançamento bem-sucedido de pagamentos em criptomoedas nos EUA, a Ferrari está agora trabalhando para expandir a solução para suas concessionárias europeias. No entanto, a marca de carros de luxo não divulgou se pretende continuar trabalhando com a BitPay como seu processador de pagamentos.

Segundo o relatório da Reuters, a maioria das concessionárias da Ferrari baseadas na Europa já adotaram ou estão em processo de integração da solução de pagamento em criptomoedas.

Além disso, a Ferrari também está tomando medidas para lançar a solução para concessionárias em sua rede internacional ainda este ano, especialmente em regiões onde os pagamentos em criptomoedas são legais.

Vale mencionar que nem a Ferrari nem a BitPay lançaram declarações oficiais confirmando o desenvolvimento até o momento da publicação.

Potencial adoção de criptomoedas entre fabricantes de automóveis

Notavelmente, a Ferrari não é a primeira marca de carros a aceitar pagamentos em criptomoedas.

Em 2021, a popular marca de carros elétricos Tesla começou a aceitar pagamentos em Bitcoin e Dogecoin para a compra de seus carros. Alguns meses depois, a empresa descontinuou o serviço, citando preocupações sobre a mineração de Bitcoin.

Com a Ferrari apoiando e expandindo soluções de pagamento em criptomoedas para outras jurisdições, outros fabricantes de automóveis podem seguir o exemplo para aumentar sua competitividade.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.