FHLB socorre bancos que apoiam criptomoedas

banco01 interna
US$ 15 bilhões foram cedidos a bancos “crypto-friendly”. Imagem: Reprodução

FHLB ajudando o mundo cripto

De acordo com o Protos, o Banco Federal de Empréstimos para a Habitação (FHLB) estão se deparando com a tarefa de socorrer vários bancos amigáveis à criptomoeda, como Silvergate e Signature. Segundo estimativas, esses bancos receberam cerca de 15 bilhões de dólares em avanços do sistema FHLB.

O sistema FHLB foi criado após a Grande Depressão com o objetivo de fornecer fundos para qualquer membro financeiro relacionado à habitação, ou para “qualquer sistema financeiro comunitário” para pequenas empresas e fazendas. O sistema FHLB não recebe financiamento de contribuintes, é de propriedade privada e não segue a maioria de suas diretrizes iniciais.

Apesar disso, atualmente, eles descrevem seu objetivo como “fornecer liquidez, captando fundos nos mercados financeiros globais e emprestando esse dinheiro na forma de ‘avanços'”. O sistema é composto por 11 bancos espalhados pelos EUA, todos operando de forma independente. No entanto, cada membro depende dos outros para agir como um lastro quando empréstimos não são honrados.

Os FHLBs têm acesso aos mercados de dívida globais e geralmente mantêm altas classificações de crédito, o que permite que eles forneçam avanços, ou empréstimos de baixa taxa de juros, e forneçam dividendos para acionistas. Para receber um avanço de um FHLB, um banco, cooperativa de crédito ou instituição financeira precisa ser membro do sistema (que contém cerca de 7.000 membros). Em seguida, a entidade deve atender a um conjunto de requisitos de capital definidos pelos sistemas. Por último, a entidade deve deter uma certa quantidade de “ações” no sistema. As ações são vendidas por 100 dólares cada, a uma taxa fixa.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.