Fiat entra no universo metaverso e abre uma loja

Fiat

A fabricante automotiva italiana, Fiat, lançou o seu showroom, utilizando a tecnologia Touchcast unificado com o Microsoft Cloud

A Fiat, marca automotiva de propriedade de uma das dez maiores montadoras do mundo, a Stellantis, lançou sua primeira loja virtual metaverse. A empresa permitirá que os clientes experimentem a experiência que terão dentro e fora de um dos seus modelos, o Novo 500 La Prima by Bocelli, por uma simulação virtual do modelo.

O showroom permitirá que os usuários revisem o carro por meio de uma visão de 360 ​​graus do modelo do carro e testem os sistemas e a gama de infoentretenimento que a empresa oferece neste veículo. Além disso, os clientes podem mudar o visual e os equipamentos do carro, de acordo com a versão e extras escolhidos, e ainda conduzir o veículo através de um percurso virtual.

Olivier Francois, CEO da Fiat e CMO global da Stellantis, destacou a importância desse tipo de experiência para o desenvolvimento da marca. Ele afirmou:

A loja metaverso da Fiat é a primeira do gênero no setor automotivo. É uma experiência mágica: uma jornada imersiva guiada pelo ser humano ao mundo da Fiat. Simples e fácil de usar, seguindo a ideia de ‘tecnologia fácil’ e acessível para todos.

Para produzir essa experiência, a empresa usou a plataforma Touchcast, que utiliza o Microsoft Cloud como um backbone para fornecer uma experiência de metaverso sem headset.

Assistência Humana e Extensão de Programas

Outras empresas também estão testando esses programas para expandir o alcance de seus produtos muito além do que as concessionárias de automóveis podem fazer. No entanto, a Fiat se diferencia de outras marcas ao permitir que os clientes sejam acompanhados pelo que chama de “gênio do produto”, uma pessoa real que poderá responder às perguntas que o potencial comprador terá sobre as capacidades do veículo e as especificidades do processo de venda.

Isso tem uma desvantagem, que é que o showroom do metaverso funciona como um verdadeiro showroom, não estando disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para os clientes.

A marca planeja expandir o número de modelos disponíveis no showroom até o final de 2022, com mais veículos disponíveis no showroom do metaverso no primeiro semestre de 2023. A Stellantis não especificou se essa tecnologia será estendida a outras marcas.

Outras empresas automotivas também estão usando o metaverso como parte de suas operações. A Renault está usando um metaverso industrial para otimizar sua produção, com o objetivo de economizar US$ 330 milhões até 2025. Em setembro, a Ford entrou com 19 pedidos de registro de marca para proteger e desenvolver sua imagem de marca no metaverso.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future