Final de fevereiro: SEC adia sua decisão sobre ETF baseado em Bitcoin
Decisão sobre ETF baseado em Bitcoin pode ocorrer até 27 de fevereiro de 2019
A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) adiou novamente sua decisão sobre um ETF baseado em Bitcoin, de acordo com um documento oficial publicado ontem.
A SEC estabeleceu o novo prazo para 27 de fevereiro de 2019, a fim de revisar as propostas de listagem de um ETF baseado em Bitcoin pela empresa de investimento VanEck, em conjunto com a companhia do ramo blockchain SolidX, na Chicago Board Options Exchange (CBOE):
“A Comissão acha apropriado designar um período maior, dentro do qual ela emitirá uma ordem aprovando ou negando as propostas mudanças de regras, a fim de ter tempo suficiente para considerá-las.”
Sob o Securities and Exchange Act, a comissão deve emitir uma ordem aprovando ou negando as propostas regras de mudança em menos de 180 dias, contados a partir da data de publicação da notícia. Se a comissão achar necessário, ela pode extender o período em 60 dias.
Tendo em vista que as mudanças propostas foram publicadas no Registro Federal no dia 2 de julho de 2018, o período máximo de consideração termina 240 dias depois, em 27 de fevereiro de 2019.
VanEck e SolidX requisitaram um ETF baseado em Bitcoin no dia 6 de junho. Subsequentemente, em agosto, a Comissão postergou sua decisão sobre a listagem do ETF até 30 de setembro.
A comissão então requisitou comentários sobre a decisão, alegando que a agência não chegou a conclusões em relação às questões levantadas sobre as propostas de mudança.
No início de outubro, a Comissão definiu um prazo para submeter comentários sobre as mudanças propostas, referentes a algumas solicitações de ETF.
Na semana passada, a SEC publicou um memorando sobre o encontro com representantes da VanEck, SolidX e CBOE. Os aplicantes alegaram que há precedentes para um ETF baseado em Bitcoin, com base em outras commodities com ETFs — como ouro e óleo.
Recentemente, a comissária da SEC Hester Peirce, que é conhecida pela sua postura positiva em relação às criptomoedas, rendendo-lhe o título de “Cripto Mãe”, alegou que um ETF de Bitcoin pode surgir amanhã ou em 20 anos. Ela afirmou:
“Não prendam a respiração. Olha, demorou um longo tempo para a SEC estabelecer o Finhub.”
Fonte: The Cointelegraph