FMI desempenhará papel crucial no monitoramento da evolução do dinheiro digital

FMI desempenhará papel crucial no monitoramento da evolução do dinheiro digital, de acordo com um relatório da Reuters.

O Fundo Monetário Internacional ( FMI ) revelou o papel que deve desempenhar para ajudar a cortejar o rápido avanço do dinheiro digital em todo o mundo.

De acordo com um relatório da Reuters , com base em um documento de política pública publicado pelo Fundo na quinta-feira, o FMI reconhece os impactos positivos que todas as formas de dinheiro digital, incluindo moedas digitais do Banco Central e moedas estáveis, entre outros, podem ter sobre a economia, observando os benefícios poderia promover a inclusão financeira.

“A rápida inovação tecnológica está inaugurando uma nova era de dinheiro digital público e privado”,

Diz o relatório, destacando os benefícios dos ativos digitais.

“Os pagamentos se tornarão mais fáceis, rápidos, baratos e acessíveis e cruzarão as fronteiras rapidamente. Essas melhorias podem promover a eficiência e a inclusão, com grandes benefícios para todos ”.

 

  • FMI desempenhará papel crucial no monitoramento da evolução do dinheiro digital.

A conquista desses benefícios envolve muito, e o FMI disse que está pronto para trabalhar com os bancos centrais de todo o mundo para “monitorar, aconselhar e ajudar a administrar essa transição complexa e de longo alcance” para a era do dinheiro digital. De acordo com o jornal, o FMI também afirmou que “tem um papel crítico a desempenhar para ajudar seus membros a aproveitar os benefícios e gerenciar os riscos do dinheiro digital”.

A exploração da inovação financeira por meio do lançamento de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) pelos bancos centrais e criptomoedas por emissores privados está, sem dúvida, ganhando impulso hoje. O FMI, em seu papel, deu apoio a inovações de todos os tipos. No entanto, ele alerta contra a rápida mudança dos cães de guarda monetária para endossar criptomoedas privadas voláteis como moeda legal, uma vez que criticou veementemente o movimento relacionado feito por El-Salvador.

De acordo com o relatório da Reuters, o FMI quer que os governos avancem e atendam aos benefícios financeiros que as criptomoedas emitidas de forma privada oferecem. No entanto, observou que “tentar transformar criptoassets em moeda nacional é um atalho desaconselhável“.

 

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8