O FOMO dos traders de Bitcoin se intensifica à medida que o preço sobe para novas alturas
O Bitcoin está caminhando para uma correção de mercado à medida que a ganância assume o controle?
O “Índice de Medo e Ganância” é uma métrica criada pela Alternative que mede o sentimento geral dos comerciantes no mercado de criptomoedas, usando uma escala numérica de zero a cem.
Quando o índice está acima de 54, os investidores estão gananciosos, enquanto valores abaixo de 46 indicam que o mercado está com medo. Valores entre essas duas zonas representam um território neutro de sentimento.
Além do território neutro, existem dois extremos no Índice de Medo e Ganância: medo extremo (valor abaixo de 25) e ganância extrema (acima de 75). Essas zonas históricas são importantes para o preço do Bitcoin, já que os fundos e topos periódicos geralmente ocorrem quando o mercado mantém esses sentimentos.
Por essa razão, alguns comerciantes preferem comprar quando há medo extremo e vender quando há ganância extrema.
Essa estratégia de negociação costuma ser chamada de “investimento contrário”. A famosa citação de Warren Buffet ecoa a mesma ideia: “seja medroso quando os outros são gananciosos e ganancioso quando os outros são medrosos”.
Agora, aqui está a aparência do índice de medo e ganância do Bitcoin no momento:
Como mostra o gráfico acima, o índice de medo e ganância atualmente tem um valor de 56, o que significa que o Bitcoin e o sentimento mais amplo do mercado de criptomoedas acabaram de entrar no território da ganância.
No entanto, apenas alguns dias atrás, a mentalidade do investidor ainda estava firmemente dentro da zona de medo. O gráfico abaixo mostra como o valor do indicador mudou recentemente.
O gráfico mostra que o índice de medo e ganância do Bitcoin saiu da zona de medo quando este rali começou em janeiro. Desde então, os valores flutuaram entre a ganância e os territórios neutros por alguns meses até alguns dias atrás, quando a queda do preço levou à queda da mentalidade.
No entanto, o Bitcoin saiu rapidamente da zona de medo e, à medida que a criptomoeda se recuperou nos últimos dois dias, o indicador também disparou. O sentimento em relação à ganância melhorou graças ao preço do BTC disparando hoje, já que o ativo ultrapassou o nível de US$ 25.000.
Resta saber se os investidores continuarão mais otimistas nos próximos dias ou se o sentimento voltará a estagnar, como ocorreu no início do rali.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 24,384, com um aumento de 0,48% nas últimas 24 horas e 10,69 se comparado com a semana anterior, conforme CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future