Força Aérea americana cria ferramenta Blockchain para gerenciar cadeia de suprimentos

O projeto foi desenvolvido em parceria com empresa de segurança e universidade americana

De acordo com a revista Modern Materials Handling (MMH), a escola de pós-graduação da Força Aérea americana criou um instrumento educacional baseado em blockchain para a gestão da cadeia de suprimentos.

A iniciativa gerou um aplicativo ao vivo, juntamente com um conjunto de vídeos tutoriais visando educar os profissionais da defesa, divulgados pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea (AFIT).

Segundo um relatório, é proposto que o blockchain irá revolucionar a infraestrutura digital para futuras cadeias de suprimento.

A AFIT aponta as enormes “oportunidades potenciais” oferecidas pela tecnologia, incluindo o oferecimento de mais confiança aos participantes da cadeia de suprimentos, aprimorando registros digitais e identificação e reutilização de materiais “abaixo do padrão”, rastreando a origem, produção e especificando o devido descarte.

Durante o desenvolvimento o projeto, o Instituto contou com a parceria da SecureMarking, empresa privada de segurança relacionada a cadeia de suprimentos, bem como da Escola de Negócios Beacom, da Universidade da Dakota do Sul.

De acordo com a AFIT, a intenção do aplicativo é encapsular as decisões mais importantes que qualquer entidade deverá enfrentar ao desenvolver um sistema blockchain, em paralelo ao movimento físico dos produtos.

FONTE: COINTELEGRAPH