Fortnite é banido da Apple Store e da Google Play Store

Primeiro o Fortnite foi banido da Apple Store, e logo em seguida  foi a vez da Google Play Store.

Ontem (13), a Epic Games introduziu uma atualização para as versões do jogo para iPhone e Android que permitia aos usuários pagar a Epic diretamente por compras no aplicativo, em vez de usar o sistema oficialmente sancionado para ambas as plataformas.

O que veio a seguir foi um passeio selvagem: a Apple baniu o Fortnite da App Store, então a Epic processou a Apple e, logo após, lançou um vídeo no jogo parodiando o próprio comercial da Apple de 1984, posicionando a própria Apple como monopolista.

https://www.youtube.com/watch?v=oN4MUlhd8jU

Mais tarde foi a vez do Google entrar na história. Como acontece com a Apple, o Google exige que os jogos usem o sistema Google Play para compras no aplicativo. Embora as regras da Play Store sejam um pouco mais flexíveis do que as da Apple quando se trata de compras no aplicativo, o Google estabelece limites nos jogos. É muito claro: “Os desenvolvedores que oferecem produtos em um jogo baixado no Google Play ou fornecem acesso ao conteúdo do jogo devem usar o Faturamento no aplicativo do Google Play como método de pagamento.” O sistema do Google tem uma taxa de 30 por cento, assim como o da Apple.

A atualização da Epic infringiu a regra de pagamentos de ambas empresas, no entanto, o Google levou mais tempo para tomar a decisão de banir o Fortnite.

Declaração do Google:

“O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam apps por meio de várias lojas de aplicativos. Para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas e mantêm a loja segura para os usuários”. O representante da empresa disse ainda que discutirá com a Epic Games a possibilidade de retorno do game à plataforma.

Um porta-voz do Google enfatizou que o Android é um ecossistema aberto que permite várias lojas e que as políticas do Google Play devem ser aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores. Ela não tem nenhum problema com as outras lojas existentes, nem com a Epic distribuindo seu jogo nelas, disse o porta-voz.

Você ainda pode instalar Fortnite no Android, no entanto. A própria Epic direciona os visitantes para seu site, onde eles podem baixar Fortnite através do aplicativo Epic Games ou através da Samsung Galaxy Store em dispositivos Samsung. Isso é diferente do iPhone e do iPad, onde agora é impossível instalar o jogo se você ainda não tiver feito isso.

Fonte: TheVerge

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.