França se movimenta para deter a Libra do Facebook

A Libra não passará

Novos relatórios revelaram que a França quer bloquear a criptomoeda Libra do Facebook na Europa. Enquanto isso, os reguladores financeiros na Suíça dizem que estão abertos à cooperação internacional na criação de uma estrutura reguladora para o projeto de criptomoeda proposto.

City A.M. divulgou um relatório supostamente da AFP de que os órgãos reguladores da França desejam bloquear o projeto de criptomoeda Libra.

Relatórios não confirmados dizem que Bruno Le Maire, ministro das Finanças da França, é da opinião de que Libra afetará adversamente a soberania econômica dos países da União Europeia (UE).

De acordo com BreakingtheNews.net, Le Maire diz que está “fora de questão” que a União Europeia permita que a Libra opere como moeda soberana na Europa.

FINMA pronta para trabalhar com reguladores internacionais

De acordo com a Reuters, a Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) está ansiosa para se envolver com reguladores internacionais em relação à criptomoeda Libra.

Falando à plataforma de mídia local suíça Neue Zuercher Zeitung, Mark Branson, o chefe da FINMA declarou:

“Um projeto dessa dimensão global pode ser abordado apenas por meio de coordenação e consulta internacional com outros supervisores e reguladores. É ilusório acreditar que um único país possa regular e supervisionar um projeto como a Libra por conta própria. A supervisão dos (grandes bancos suíços) UBS (UBSG.S) ou Credit Suisse (CSGN.S) também não ocorrem em isolamento completo.”

A Libra tomou medidas para obter uma licença de pagamentos da FINMA enquanto se prepara para seu lançamento.

Para Branson, o objetivo é aplicar regulamentos de padrão global ao projeto Libra, com foco na conformidade contra lavagem de dinheiro (AML).

Libra não terá passa livre na Suiça

O chefe da FINMA também rejeitou as sugestões de que a Associação Libra optou por operar fora da Suíça para desfrutar de regulamentos menos rigorosos.

Segundo Branson, a FINMA não teve nenhum contato com a Libra antes da decisão de sediar o projeto na Suíça.

A Suíça se tornou um centro de negócios de fintech e blockchain nos últimos anos, expandindo ainda mais o lugar de nação no mercado financeiro global.

Para esse fim, Branson diz que a FINMA adotará políticas rígidas de monitoramento e regulamentação financeira.

Projeto Libra do Facebook ameaça a política monetária de vários países

Os comentários de Branson chegam em um momento em que os órgãos reguladores de diferentes jurisdições continuam soando alarmes sobre o projeto Libra.

O argumento principal parece ser que os planos da criptomoeda do Facebook representam sérios riscos para a atual estrutura de política monetária que opera em vários países.

Desde o lançamento do white paper, governos e vigilantes financeiros têm sido quase unânimes em suas críticas ao projeto.

O banco central da China está acelerando seus esforços para lançar uma moeda digital antes que o projeto Libra seja lançado.

Relatórios que saem de Pequim dizem que as autoridades chinesas veem a Libra como uma ameaça aos esforços de controle de capital do país.

Até o Banco Nacional Suíço (SNB) adotou uma posição semelhante, alertando que criptomoedas como a Libra diluirão as políticas monetárias em países do mundo todo.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.