França vai testar sua própria criptomoeda ainda em 2020

O Banco da França pode se tornar o primeiro banco central a lançar sua própria criptomoeda

De acordo com a agência de notícias francesa AFP, o Banco da França, Banque de France, começará a testar sua própria criptomoeda em 2020. Esse anúncio foi feito pelo presidente do banco François Villeroy de Galhau em 4 de dezembro.

Libra ameaça a soberania da Europa

Em seu discurso, Villeroy de Galhau afirma que o “centro de gravidade” no campo dos pagamentos está mudando para os grandes players da tecnologia. Como essas empresas estão localizadas em outras regiões, o surgimento de agentes não bancários poderia ameaçar a soberania da Europa.

Ele ainda diz que o Bitcoin, a criptomoeda volátil “talvez sem valor real”, precedeu o advento das stablecoins. No entanto, apesar de tornar os pagamentos internacionais mais eficientes, a segunda geração de ativos digitais ainda incorre em “riscos financeiros e políticos”.

“É claro que, como banqueiros centrais e supervisores, não há dúvida de que estamos aguardando e deixando essa mudança sem controle. Temos que permanecer totalmente comprometidos com nosso duplo objetivo – salvaguardar a confiança / apoiar a inovação – que está escrito no próprio DNA da nossa instituição “.

Em setembro, os governos da França e da Alemanha baniram o projeto Libra do Facebook, prometendo bloquear sua distribuição.

Atendendo a inovações

Segundo Villeroy de Galhau, o Banco da França agora planeja criar sua própria moeda digital do banco central (CBDC) como resposta às soluções de pagamento oferecidas por empresas privadas como Facebook. O banco central francês será reorganizado para criar uma nova divisão que se concentrará na implementação de inovações de pagamento, incluindo um CBDC.

Espera-se que o Banco da França comece a testar sua própria criptomoeda já no próximo ano.

“Novos talentos serão contratados para fortalece nosso conhecimento e, com a ajuda do nosso laboratório, o DIIP trabalhará com inovadores do setor privado: queremos começar a executar experimentos rapidamente e iniciaremos uma chamada para projetos antes do final de primeiro trimestre de 2020. “

A França não está sozinha. O Banco Popular da China (PBoC) trabalha na sua moeda digital há anos.

Fonte: U.Today

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.