Fantom FTM Disparou, Superando 3 Queridinhas dos Investidores
Nos últimos dias, o volume de transações da FTM disparou e subiu tanto que conseguiu ultrapassar algumas criptomoedas já consolidadas. Esse movimento chama a atenção dos investidores, confira conosco.
Este início de ano está nos mostrado forte retração nos mercados de criptomoedas. Desde a principal cripto, o Bitcoin, até os menores tokens, memes ou não, todos têm sofrido desvalorização, rápida e continua. Verdadeiras liquidações rolaram em todos os ecossistemas de cripto imagináveis. Entretanto, algumas moedas se destacam em alguns quesitos, temos percebido isso, também.
Desta vez, observamos um alto volume de negociações transacionando o token FTM, da rede Fantom. Catapultando-o para passar a frente de moedas consolidadas. Segundo informações da CoinCheckUp, no momento em que esta matéria é escrita, FTM se encontra na quinta posição, em volume de negociações nas últimas 24hs. Deixando pra trás BNB, ADA e SOL. Em se tratando de uma “corrida pela primeira posição”, realmente a FTM Disparou.
Mesmo que momentaneamente, ocupar o Top 5 em relação ao volume de negociações, não é pra qualquer um. FTM só não encostou no Bitcoin e na Ethereum porque as principais Stablecoins ficaram no caminho, e convenhamos, disputar volume de negociação com as principais Stablecoins ainda é algo BEM difícil, para qualquer criptomoeda.
Falando Sobre o Protocolo FTM
Segundo Documentação da Fantom Fundation, FTM é o token primário da rede blockchain Fantom.
Um token utilizado para proteger a rede por meio de staking, governança, pagamentos e taxas.
Segurança da rede
A principal utilidade do token FTM na Fantom blockchain é proteger a rede através de um sistema de Prova de Participação. Para participar, os nós validadores precisam manter um mínimo de 3.175.000 FTM e os stakers precisam bloquear seu FTM. Em troca do serviço, tanto os nós quanto os apostadores são recompensados com taxas, por períodos. Além de evitar a centralização, o sistema também é ecologicamente correto.
Pagamentos
O token FTM é ideal para enviar e receber pagamentos, graças à alta taxa de transferência da rede Fantom, rápida em validação e com baixas taxas. Na Fantom blockchain, as transferências de dinheiro levam cerca de 1 segundo e custam cerca de US$ 0,0000001. Sim, são muitos zeros à esquerda, mesmo. Podemos até dizer que é uma quantia “simbólica”.
Governança na blockchain
O FTM é necessário para a governança na blockchain. Como a Fantom blockchain é um ecossistema descentralizado totalmente sem hierarquia e sem liderança, qualquer decisão sobre a rede é realizada pela “governança on-chain”. Com a governança, os stakeholders podem propor e votar em mudanças e melhorias. FTM é o token de governança necessário para participar do processo de votação.
Taxas de rede
O token FTM é utilizado para o pagamento das taxas da rede, como, taxas de transação e taxas para implementação de contratos inteligentes, ou para criação de novas redes. Sem uma barreira mínima, a rede seria um alvo fácil para spam, prejudicando o desempenho e enchendo o livro de informações inúteis. Na Fantom blockchain, as taxas são muito baratas, mas suficientes para tornar extremamente caro para um agente malicioso realizar um ataque.
- Veja também: IDO as 10 Melhores Plataformas de Lançamento em 2022
Mais uma Opção Rápida e com Baixas Taxas
Concluímos então que, FTM Disparou em volume de transações, muito provavelmente por ser considerada uma opção interessante, em relação à contratos inteligentes. Fazendo frente, na opinião dos investidores, à redes consolidadas, como Solana, Ethereum, Avalanche, entre outras. FTM Disparou na quantidade de transações porque muitos investidores estão acreditando no que ela pode vir a entregar, em pouco tempo e estão “apostando suas fichas nela”.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.