FTX teria comprado a Blockfolio quase que totalmente com FTT

Aproximadamente 94% do valor da compra foi pago com o token próprio da FTX
Segundo publicação do Bloomberg, a FTX, exchange de criptomoedas que colapsou em novembro, teria comprado quase que integralmente a Blockfolio por meio do FTT, token nativo da plataforma de negociação.
Cerca de 94% da empresa teria sido comprada com FTT, o que representava aproximadamente US$ 84 milhões no período da aquisição, em meados de 2020. Após o pagamento, 52% da Blockfolio ficou sob a responsabilidade da FTX. A corretora tinha apenas um ano de idade quando a compra foi realizada.
Curiosamente, a maneira como a aquisição foi executada nunca chamou muito a atenção; afinal, ela foi apenas informada como “paga em dinheiro e em cripto”. O Bloomberg tentou contatar a empresa para que prestasse esclarecimentos, mas ninguém foi encontrado para confirmar as informações.
- Veja também: Plataforma de criptomoeda paga seus funcionários em Bitcoin e deixa transparente para todos verem
O token FTT foi um dos principais catalisadores do rápido colapso da exchange: depois que Changpeng Zhao, CEO da Binance, anunciou que venderia gradualmente todo o seu saldo em FTT, o ativo chegou a praticamente zero em poucos dias.
A empresa é acusada de fazer uso não autorizado dos fundos dos usuários para expandir seus negócios, além de camuflar sua falta de liquidez por meio de seu token nativo.


Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.