FTX Japão: Governo Japonês diz que não deixará investidores japoneses desamparados
A FTX do Japão está revendo sua política para devolver os fundos dos clientes e apresentará um plano de melhoria de negócios até 16 de novembro
O governo japonês prometeu que fará todo o possível para proteger os clientes da subsidiária japonesa da FTX, a FTX Japan. Mas a exchange anunciou que os fundos de seus clientes estão seguros.
O Nikkei citou o ministro das Finanças do país, Shunichi Suzuki, explicando que os reguladores atingiram a FTX Japan com uma ordem de suspensão de negócios, mas que o governo estava tomando medidas para ajudar os clientes da exchange.
Suzuki estava falando em uma coletiva de imprensa realizada após uma reunião do gabinete, onde disse:
Precisamos tomar todas as medidas possíveis para garantir que os interesses dos usuários não sejam prejudicados.
A agência reguladora de Serviços Financeiros (FSA) reagiu ao colapso da empresa controladora da FTX Japan, emitindo à exchange uma ordem de suspensão de negócios. A filial do Japan também foi condenada a apresentar um plano de melhoria de negócios até 16 de novembro.
Embora a exchange localizada no Japan não tenha interrompido inicialmente todas as transações em sua plataforma, seguiu o exemplo da decisão da exchange de interromper as retiradas de clientes.
A FSA interveio com seu pedido logo depois. A agência puniu a filial do Japan por não “especificar um cronograma” para a retomada dos saques.
Mas a FTX Japan respondeu anunciando em seu site que os fundos de seus clientes estão seguros. A empresa escreveu que “gerencia os ativos dos clientes separadamente” de acordo com as “regras rígidas estipuladas pela FSA e pela lei japonesa”. Alegou ter acesso a um “valor que excede” o valor total dos ativos dos clientes em custódia em carteiras frias e contas bancárias fiduciárias.
Embora a empresa novamente se recusasse a declarar quando retomaria os saques dos clientes, publicou um detalhamento de suas próprias finanças, e das moedas mantidas por seus clientes. A empresa escreveu ter ativos líquidos no valor de US$ 72,6 milhões e detinha US$ 140,2 milhões em moedas e fiat de clientes em carteiras frias.
FTX Japão: Os ativos do cliente são seguros?
Em um post anterior, a FTX Japan afirmou que o pedido de falência da FTX Chapter 11, registrado nos Estados Unidos “também incluía a FTX Japan”, mas novamente insistiu:
De acordo com as leis do Japão e os regulamentos do setor, os ativos confiados a nós por nossos clientes são estritamente segregados e gerenciados, com criptos ativos mantidos em carteiras frias e moedas fiduciárias mantidas em contas fiduciárias.
A FTX Japan acrescentou que “informará” os clientes “sobre o status da restauração do sistema” de sua plataforma no devido tempo, embora pareça que questões legais nos Estados Unidos ainda possam retardar significativamente o processo.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future