FTX reembolsará todos os usuários que sofreram ataque phishing através da 3commas

FTX

Hackeres aplicam golpe de phishing (ataque Counter Trading) e roubam conta de traders da FTX através do sistema da 3commas

No fim de semana, o Wu Blockchain relatou que vários usuários do 3commas alegaram perda maciça devido a um ataque “Counter Trading” na FTX. Os maus atores assumiram as chaves de API dos usuários e foram capazes de forçá-los a configurar posições sem o seu conhecimento.

Os hackers usaram criptomoedas com baixa capitalização de mercado, como DMG, MER e PORT, devido à liquidez insuficiente para seus pares de negociação USDT. Ao injetar capital nesses pares, os infratores “lançaram” as posições estabelecidas, liquidando suas contrapartes e roubando seus fundos.

Uma das vítimas, que foi o Wu Blockchain, disse que nunca usou ou se inscreveu no 3commas, supostamente outras pessoas criaram API Keys para FTX, mas pararam de usar o serviço. No entanto, os usuários nunca excluíram essas chaves, e mais tarde tornara-se posse dos maus atores.

Uma chave de API é um mecanismo que permite que 3commas interaja com plataformas de negociações de criptomoeda para permitir que bots de negociação operem com base em parâmetros e estratégias específicas. Os hackers acessaram os fundos nas carteiras dos usuários, assumindo essas chaves. O ataque “Counter Trading” foi uma maneira simples de transferi-los de suas carteiras para as dos atacantes.

FTX assume a responsabilidade pelo esquema de phishing da 3Commas

O relatório registra pelo menos quatro vítimas desse ataque, uma delas, identificada como “Bruce”, afirma ter perdido US$ 1,5 milhão de 18 a 21 de outubro. Outras vítimas perderam mais de 100 Bitcoins. Sam Bankman Fried classificou o evento como “frustrante”. Através do Twitter, ele disse :

Embora admitindo que os ataques estavam fora de suas plataforma, o CEO da FTX disse que a empresa assumiria a responsabilidade de reembolsar as vítimas. A exchange de criptomoedas cobrirá as perdas das vítimas, totalizando cerca de US$ 6 milhões.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future